Portal da Prefeitura de Campo Largo.

EXPOSIÇÃO “CORES E MENINAS” EXPRESSÕES POÉTICAS E ARTÍSTICAS

ARTISTAS E ALUNAS DO PROJETO NOSSAS MENINAS

Publicada em: 11/10/2016 às 16:09

Esta exposição mostra os quadros feitos pelas meninas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Nossas Meninas, nas aulas de artes plásticas pelo artista e professor campolarguense Tanielton Lopes, mais conhecido como Toto Lopes. As meninas do Projeto têm idade entre 5 a 12 anos.

 

Estes trabalhos foram desenvolvidos por um período de 3 a 4 meses começando primeiramente com o desenho, depois estudo das cores e das pinturas, passeio no Museu Oscar Niemeyer para conhecer as exposições, novos artistas e ter novas idéias. Depois disso, as meninas estudaram o que elas queriam produzir. Quando cada uma chegou na imagem que queria, foi elaborado o  desenho primeiro no papel e depois passado para a tela. A partir daí, começaram a trabalhar com as cores e com as tintas. As pinturas não tiveram interferência direta do professor, somente dicas e idéias para se chegar ao resultado final.

 

Esta mostra é em homenagem ao dia das crianças. Com isso, as meninas do projeto tiveram a idéia de fazer um depoimento para todas as crianças do mundo, deixando um recado sobre o meio ambiente e o que precisa mudar no mundo para melhorar.

 

Tanielton Lopes, o Toto Lopes, nasceu em Campo Largo onde iniciou seus estudos.  A arte sempre se fez presente em sua vida. Aos 12 anos, participou da sua primeira oficina pública de artes plásticas. O interesse só foi aumentando com o passar dos anos. Os primeiros desenhos, traços e pinturas foram descobertas através de uma professora que incentivou e doou materiais. Seus primeiros trabalhos foram em papel canson usando carvão, tinta acrílica e grafite. Após seu primeiro trabalho, com salário fixo, Toto começou a adquirir suas primeiras telas. Aos 23 anos, começou a desenvolver trabalhos de pinturas em tecidos e vender roupas estilizadas. Logo após começou a trabalhar no comércio onde teve abertura para desenvolver cenários decorativos de grande porte em datas comemorativas, como a casa do Papai Noel, Páscoa, carreta alegórica, e decoração de marketing para algumas empresas como Coca – Cola e rede de supermercados. Em 2008, Toto decidiu seguir seu grande sonho que era trabalhar com a Arte. Foi atrás de capacitações, formações continuadas e passou a buscar projetos sociais no município e região onde pudesse desenvolver seus trabalhos. Especialista em reutilização de materiais descartados (sócio-ambiental) e cursos na área de Arte pela Universidade Federal do Paraná (2008). Ministra desde então, oficinas de artes plásticas em projetos sociais do município de Campo Largo e Região Metropolitana.

 

Serviço:

Exposição: “Cores e Meninas” - Expressões Poéticas e Artísticas

Artistas: Alunas do Projeto Nossas Meninas

Período: De 10 de outubro a 15 de novembro de 2016

Local: Salão de Exposições da Casa da Cultura Dr. José Antônio Puppi

Horário de visitação: De 2ª a 6ª das 8h às 11h30m e das 13h às 17h

Endereço: Rua do Centenário, 2011 – Centro – Campo Largo

Informações: (41) 3393-1715

Notícias na mesma categoria

Jogos Paradesportivos são realizados com muita dedicação e emoção pelos alunos do Município
Exposição em comemoração ao Dia da Consciência Negra segue até o dia 15
Projeto incentiva literatura em Campo Largo
Encerramento dos Jogos da Escolas Municipais aconteceu nesta segunda-feira (04)
Obras de artes mais que especiais estarão expostas até amanhã (06), no Prédio da Cidadania.