Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Secretaria de Saúde informa sobre vacina contra a Gripe

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa no próximo dia 17 de abril.

Publicada em: 14/04/2017 às 13:03

A vacina contra a gripe estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município a partir da próxima segunda-feira, 17, das 8h30min às 16h30min, nas salas de vacinas. Uma mobilização nacional será realizada no dia 13 de maio - sábado - nas unidades de saúde da região urbana para conscientização da população sobre a gravidade de não vacinar os grupos de risco contra a Influenza.

 

 

A campanha é promovida pelo Ministério da Saúde e executada pela Secretaria Municipal de Saúde, as vacinas estarão disponíveis até o dia 26 de maio. O objetivo desta ação é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza, na população-alvo para vacinação.

 

 

Para este ano, cada dose de vacina contém antígenos contra três cepas (mutação do vírus que deixa os sintoma mais fortes): Influenza A (H1N1) pdm 09, A (H3N2) e Influenza B. Estas cepas são escolhidas a cada ano visando prevenir a doença causada por cepas que circularam no ano anterior.

 

 

Grupos de vacinação

 

De acordo com a Secretaria, a meta neste ano é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação. Fazem parte deste grupo indivíduos com 60 anos de idade ou mais, os trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a cinco anos de idade, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e grupos de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Para esta última categoria, é necessária a apresentação da prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, sendo obrigatória sua apresentação no ato da vacinação.

 

 

A novidade para este ano é a disponibilização da vacina para os professores ativos das escolas públicas e privadas do ensino regular, sendo que a Secretaria de Saúde já está emitindo a declaração padronizada pelo Ministério da Saúde para apresentação no ato da vacinação. As declarações estão sendo encaminhadas para as instituições de ensino regular do município - caso as escolas possuam dúvidas, podem entrar em contato com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, através do telefone (41) 3291-5193.

 

 

Influenza - Causas

 

A gripe é uma doença causada pelo vírus da Influenza, que ocorre predominantemente nos meses mais frios do ano. Esse vírus apresenta diferentes tipos e subtipos que produzem a chamada gripe ou influenza sazonal. A gripe tem início súbito e, na maior parte dos casos, tem cura espontânea, entre sete e dez dias.

 

 

Em algumas situações, podem ocorrer complicações como pneumonia e insuficiência respiratória, configurando um quadro denominado de Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG.

 

 

Essas complicações são mais comuns em grupos mais vulneráveis, como as pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de dois anos, gestantes e portadores de doenças crônicas.

 

 

Principais sintomas

 

Febre repentina, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, dores nas costas, falta de ar, cansaço e calafrio são os principais sintomas.

 

 

Como se prevenir

 

Todos devemos lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão ou utilização de álcool gel, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal, cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar e manter os ambientes arejados, com portas e janelas abertas.

 

 

Ao perceber sinais e sintomas que caracterizem quadro gripal, a orientação é procurar atendimento médico para específica avaliação.

Notícias na mesma categoria

Saúde realiza ações em alusão ao Dia "D" no controle das arboviroses
Equipe da Saúde orienta população sobre prevenção à Aids
Prefeitura realiza projeto de castração de animais em parceria com a Universidade Positivo
Servidores do Samu e do Centro Médico recebem Uniformes
Secretaria da Saúde recebe novo veículo para Vigilância Sanitária