Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Abril verde: Mês dedicado à prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais

Nos próximos dias a Praça Getúlio Vargas receberá iluminação verde para simbolizar o mês de mobilização.

Publicada em: 20/04/2017 às 23:04

Abril verde é uma mobilização nacional, que se faz necessária para abordagem do tema acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Iniciado em 2014, o movimento tem como objetivo reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador. Além de mobilizar a sociedade para a prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho.

 

 


Infelizmente, o nosso país está entre aqueles onde ocorre um maior número de mortes, mutilações, e doenças relacionadas ao trabalho. Nos últimos cinco anos, uma média de 710 mil acidentes do trabalho ocorreram por ano, sendo que destes 2,8 mil resultaram em mortes, 15 mil em sequelas permanentes e mais de 7 milhões de dias de trabalhos perdidos.

 

 

 

Em 28 de abril de 1969, 78 trabalhadores morreram de uma só vez em decorrência de uma explosão de uma mina, nos Estados Unidos. Em virtude deste acontecimento, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu, em 2003, o dia 28 de abril como o dia Mundial em memória as vítimas de acidentes do trabalho. No Brasil, a Lei n° 11121/2005, o instituiu como dia Nacional em Memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho.

 

 

 

Devido a esta mobilização, e ainda tendo em vista que o dia 7 de abril é considerado o Dia Mundial da Saúde, a Secretaria de Saúde de Campo Largo, através do Setor de Vigilância em Saúde, promoverá um evento no dia 27 de abril na Praça Getúlio Vargas - Praça do Museu, onde, durante todo o dia, ficará uma barraca do setor com funcionários realizando a distribuição de materiais e cartilhas explicativas, com o intuito de conscientizar o trabalhador sobre a importância da prevenção e cuidados que devem ter no ambiente de trabalho.

 

Notícias na mesma categoria

Ônibus inter-hospitais devem operar em breve
Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe é prorrogada até dia 09 de junho
Aconteceu ontem (23) a Prestação de Contas da Secretaria de Saúde
Secretaria de Saúde lança o Boletim Epidemiológico
Boletim Epidemiológico da Saúde: violência interpessoal, doenças, e índices de mortalidade infantil e materna