Portal da Prefeitura de Campo Largo.

II Congresso da UCES (União Campolarguense de Estudantes Secundaristas) é realizado em Campo Largo

Prefeito, Vice-Prefeito e Secretária de Educação participaram do evento que tem como base a luta para efetividade dos direitos dos estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Superior e Técnico.

Publicada em: 08/05/2017 às 15:41

No último sábado (6), no Centro da Juventude, foi realizado o II Congresso da UCES para composição da nova chapa que liderará mandato por dois anos consecutivos. O Prefeito Marcelo Puppi, o Vice Maurício Rivabem e a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Dorotéa Stoco, participaram do encontro, abrindo o diálogo com um café da manhã junto aos jovens e, após, participando efetivamente do Congresso. As lideranças públicas compuseram a mesa diretiva, saudando os estudantes com palavras de incentivo ao movimento firmado.

 

 

O Congresso é uma iniciativa dos próprios estudantes secundaristas para discutir as políticas públicas à classe. Cerca de 150 jovens participaram do evento que contou com debates, rodas de conversa, além da eleição. No momento, o prefeito destacou que o Centro da Juventude é o lugar perfeito para a realização do encontro e que é preciso incentivar cada vez mais iniciativas como essa - “os espaços da Administração estarão sempre abertos aos jovens campo-larguenses”, disse ele.

 

 

Representatividade

 

Para Wellington Tiago de Lima, um dos organizadores do evento, “o II Congresso da UCES tem como objetivo principal eleger a nova chapa da União”. Os participantes debateram temas importantes como a Reforma da Previdência, Mulheres, Escola Sem Partido, Reforma Trabalhista, além de contarem com a presença dos convidados representantes da causa - Camila Lanes, presidente da UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas), e Ana Julia, figura das ocupações nas escolas do Paraná. Wellington salientou que “o encontro é para discutir o que o movimento estudantil está precisando na cidade, o que precisa ter nos próximos dois anos e o que a UCES precisa trazer e propor quanto a projetos à cidade”.

 

 

Outro questionamento ressaltado foi a importante atuação na criação da base do movimento estudantil que, somente com uma direção executiva da UPES (União Paranaense) não se faz integralmente efetiva se não houver direção municipal, se não tiver posicionamento dos grêmios estudantis. É necessária uma base do movimento sólida e pronta para lutar contra os retrocessos e garantir uma educação de qualidade.

 

 

O Diretor Executivo de Relações Metropolitanas da UPES, Wadson Eduardo Uchôa, explicou que “este Congresso representa a resistência dos estudantes por todas as questões enfrentadas no país, nos municípios, que foram muito destacadas nas ocupações. O que queremos mostrar é que os secundaristas resistem mesmo com toda a sociedade estando contra, pois acreditamos na nossa luta e não vamos desistir tão fácil”, explicou Wadson.

 

 

Na frente municipal, Hellen Tarsis Augustyn, do Colégio Estadual Djalma Marinho, participante do Congresso e Agente da Cidadania, afirmou que “o Congresso é muito importante, pois somos o futuro da nação. Futuramente seremos nós os profissionais, os políticos, os professores. Hoje, aqui, espero que possamos trazer mais jovens para a política”.

 

 

As lideranças públicas – Secretária de Educação, Prefeito e Vice-prefeito parabenizaram todos os estudantes envolvidos, saudando a inciativa dos que incentivaram o encontro, afirmando que congressos como esse são de suma importância e merecem o incentivo do poder púbico sempre - “em qualquer fase da humanidade a participação da juventude na construção de uma sociedade é fundamental. Claro que precisamos de todas as idades para construir um mundo melhor, mas cada dia mais, nesta época de redes sociais, é preciso estar antenado e conectado às questões da juventude. Estou neste Congresso porque tenho muito que aprender com os jovens”, afirmou Puppi.

 

*Álbum de fotos

Notícias na mesma categoria

Mostra de Artes reúne trabalhos feitos pelos alunos do artista plástico Toto Lopes
Inscrições do processo seletivo para os cursos do IFPR são homologadas
Campo Largo é representado em Congresso na Colômbia
Vestibular de Pedagogia e Letras da UEPG/UAB acontece domingo (22)
Vestibular de Pedagogia e Letras da UEPG/UAB acontece domingo (22)