Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Autoridades municipais debatem Segurança Pública

Saiba mais

Publicada em: 18/05/2017 às 11:43

Reunidos na sede do Governo Municipal, na quinta-feira (11), autoridades municipais e lideranças comunitárias debateram os problemas da segurança pública na cidade e ações necessárias em busca de soluções. Com a presença do Prefeito Marcelo Puppi, do Vice-prefeito Maurício Rivabem, e representando o Judiciário, Dr. Marcos Antonio da Cunha Araújo – Juiz da Vara Criminal, Dr. Guilherme de Barros Perine – Promotor Criminal, da área de Segurança o Delegado Dr. Cassiano Alfieiro, o Superintendente da Delegacia Emir Silveira, Marcos Leitão – Comandante da Guarda Municipal, representando o Legislativo o Presidente da Câmara Bento Vidal e o Vereador Airton Roberto Vaz da Silva (Betinho), a servidora municipal Sandra Marcon, Zeila Plath - Coordenadora do Procon, e lideranças comunitárias.

 

 

Superando desafios

O trabalho conjunto das forças de segurança composto pela Polícia Militar, Polícia Civil – Delegacia de Polícia, Guarda Municipal, do Judiciário, Legislativo, Conselhos de Segurança, e as ações preventivas realizadas, têm produzido bons resultados, como a diminuição dos índices de criminalidade (quadro anexo). Entretanto, ainda ocorrem muitos furtos a residências, roubos de carros, confrontos e violência entre grupos e pessoas, vandalismos, e outros atos de violência que caracterizam as sociedades modernas. Diminuir esses índices de violência, são os grandes desafios a serem vencidos com planejamento, trabalho, determinação e algumas obras essenciais que precisam ser viabilizadas no menor tempo possível.

 

 

 

Obras e ações urgentes

 A solução dos grandes problemas na área de segurança passam, necessariamente, pela viabilização de obras fundamentais, algumas já esperadas há muitos anos, como a construção da Sede própria da Polícia Militar, e o aumento do efetivo policial. Outras, de planejamento mais recente, buscam a implantação de plataformas modernas, como a criação da Delegacia Digital, ou Delegacia Eletrônica, já implantada em vários estados brasileiros, que permite o registro de diversas ocorrências policiais pela internet, facilitando a vida das pessoas. Também é prioridade a implementação da Delegacia Cidadã, abrigando a Delegacia da Mulher, do Idoso e da Criança, para garantir o cumprimento de seus direitos. Outra necessidade urgente é a ampliação do Fórum e a criação da 2ª Comarca em Campo Largo. A proposta mais recente e que ainda deverá passar por planejamento mais detalhado, é fazer as obras de ampliação do Fórum, e, no terreno ao lado, construir a Sede da Polícia Militar. Isso permitiria centralizar as ações de segurança, já que a Delegacia de Polícia já está localizada a uma quadra do Fórum. São ações e obras importantes, necessárias e urgentes, que demandarão a união de esforços e o trabalho conjunto para oferecer maior segurança e qualidade de vida aos cidadãos campo-larguenses.

 

 

Notícias na mesma categoria

Polícia Militar de Campo Largo tem novo Oficial de Operações
Assume o novo comandante da Guarda Municipal de Campo Largo
Guarda Municipal opera sob novo comando
Consórcio das Guardas Municipais busca redução da criminalidade
Ação conjunta: Guarda Municipal e DEPTRAN fiscalizam transporte escolar