Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Autoridades municipais debatem Segurança Pública

Saiba mais

Publicada em: 18/05/2017 às 11:43

Reunidos na sede do Governo Municipal, na quinta-feira (11), autoridades municipais e lideranças comunitárias debateram os problemas da segurança pública na cidade e ações necessárias em busca de soluções. Com a presença do Prefeito Marcelo Puppi, do Vice-prefeito Maurício Rivabem, e representando o Judiciário, Dr. Marcos Antonio da Cunha Araújo – Juiz da Vara Criminal, Dr. Guilherme de Barros Perine – Promotor Criminal, da área de Segurança o Delegado Dr. Cassiano Alfieiro, o Superintendente da Delegacia Emir Silveira, Marcos Leitão – Comandante da Guarda Municipal, representando o Legislativo o Presidente da Câmara Bento Vidal e o Vereador Airton Roberto Vaz da Silva (Betinho), a servidora municipal Sandra Marcon, Zeila Plath - Coordenadora do Procon, e lideranças comunitárias.

 

 

Superando desafios

O trabalho conjunto das forças de segurança composto pela Polícia Militar, Polícia Civil – Delegacia de Polícia, Guarda Municipal, do Judiciário, Legislativo, Conselhos de Segurança, e as ações preventivas realizadas, têm produzido bons resultados, como a diminuição dos índices de criminalidade (quadro anexo). Entretanto, ainda ocorrem muitos furtos a residências, roubos de carros, confrontos e violência entre grupos e pessoas, vandalismos, e outros atos de violência que caracterizam as sociedades modernas. Diminuir esses índices de violência, são os grandes desafios a serem vencidos com planejamento, trabalho, determinação e algumas obras essenciais que precisam ser viabilizadas no menor tempo possível.

 

 

 

Obras e ações urgentes

 A solução dos grandes problemas na área de segurança passam, necessariamente, pela viabilização de obras fundamentais, algumas já esperadas há muitos anos, como a construção da Sede própria da Polícia Militar, e o aumento do efetivo policial. Outras, de planejamento mais recente, buscam a implantação de plataformas modernas, como a criação da Delegacia Digital, ou Delegacia Eletrônica, já implantada em vários estados brasileiros, que permite o registro de diversas ocorrências policiais pela internet, facilitando a vida das pessoas. Também é prioridade a implementação da Delegacia Cidadã, abrigando a Delegacia da Mulher, do Idoso e da Criança, para garantir o cumprimento de seus direitos. Outra necessidade urgente é a ampliação do Fórum e a criação da 2ª Comarca em Campo Largo. A proposta mais recente e que ainda deverá passar por planejamento mais detalhado, é fazer as obras de ampliação do Fórum, e, no terreno ao lado, construir a Sede da Polícia Militar. Isso permitiria centralizar as ações de segurança, já que a Delegacia de Polícia já está localizada a uma quadra do Fórum. São ações e obras importantes, necessárias e urgentes, que demandarão a união de esforços e o trabalho conjunto para oferecer maior segurança e qualidade de vida aos cidadãos campo-larguenses.

 

 

Notícias na mesma categoria

Campo Largo dá mais um passo para se tornar modelo de cidade resiliente
Comitê de Resiliência realiza reunião com líderes do Executivo
Realizada Formatura dos Atiradores do "Tiro de Guerra de Campo Largo"
Comitê de Resiliência de Campo Largo traça diagnóstico do Município
Ministro da Segurança garante apoiar projetos para Campo Largo