Portal da Prefeitura de Campo Largo.

2° Fórum Municipal de Políticas Étnico Racial é realizado no município

Contando com a presença de mais de 100 adolescentes e de autoridades locais, foram debatidos ideais e explanadas ações afirmativas do COMPER (Conselho Municipal de Políticas Étnico Racial)

Publicada em: 19/05/2017 às 16:52

Posicionando-se à integração genuína como modelo de vida, prosperidade e, antes de tudo, igualdade, o COMPER de Campo Largo realizou o 2° Fórum do Conselho na manhã desta sexta-feira (19), na Câmara Municipal de Vereadores, com a presença de alunos da rede estadual de ensino e representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário para debater a importância das ações afirmativas à igualdade de raças nos segmentos social, econômico e político como forma de oficializar a atuação democrática preconizada na Constituição Brasileira referente à temática.

 

 

 

O Presidente do COMPER, Professor Alexandre Cézar, abriu o encontro discorrendo um resumo histórico sobre a escravidão de negros, a exploração dos índios, bem como o genocídio com ambas etnias e a aculturação de povos entre o mundo que foram dizimados pela exploração e colonização.

 

 

 

O palestrante convidado e ativo às causas em prol da igualdade e integração, Sr. Saul Durval – Presidente do Conselho de Política Étnica e Racial de Curitiba, dissertou, primeiramente, aos jovens e líderes públicos presentes na plateia, que sua causa, sua militância é a favor da raça humana - “somos todos da mesma raça e precisamos atuar em discursos e atividades com propriedade, conhecimento e mediante raciocínio lógico, inferindo na sociedade não somente ideais vazios, mas buscar a integral conscientização e mudança à verdadeira causa.

 

 

Os mais de 100 alunos presentes, todos cursando o Ensino Médio, compartilharam do conhecimento e aprenderam sobre a interferência diária que a história traz aos setores comerciais e sociais de uma comunidade, com a perpetuação do racismo e das intolerâncias, sejam elas por religião, cor e/ou opção sexual.

 

 

 

Raízes da Intolerância

Hoje, muitos títulos são anualmente publicados acerca da temática abordada; contudo, a atual sociedade produz cada dia mais escravos de um racismo disfarçado e cruel, onde a busca desenfreada pelo poder e força imperante capitalista ocidental moldaram várias comunidades distintas, porém que não se relacionam e são incapazes de entender e aceitar mudanças socioculturais.

 

 

O 2° Fórum também apresentou a atuação dos 10 anos de ações afirmativas do COMPER e as devolutivas sociais locais. A participação foi aberta à população, gratuitamente, no intuito de alavancar as atividades à causa para que os resultados surjam mediante a existência de um mercado de trabalho e negócios abertos àqueles que ainda vivem sob vulnerabilidades sociais.

Notícias na mesma categoria

LDO define metas e prioridades da Administração Pública Municipal
Audiência pública para elaboração do LDO acontece nesta quinta-feira (20)
Prefeitura convida população para participar da elaboração do Plano Plurianual 2018-2021
Prefeito debate a Reforma Administrativa com os servidores públicos
Prefeitura realiza audiência para avaliação do cumprimento das metas fiscais