Portal da Prefeitura de Campo Largo.

‘Nova Guarda’ garimpa o passado do acervo existente no Museu Histórico de Campo Largo

O trabalho voluntário, realizado pelos alunos do Colégio Cenecista Presidente Kennedy, promove o conhecimento e intensifica a salvaguarda do Patrimônio Cultural da cidade.

Publicada em: 19/05/2017 às 17:10

O trabalho voluntário realizado no Museu Histórico de Campo Largo, por uma iniciativa do Colégio Cenecista Presidente Kennedy, por meio da participação ativa dos alunos da instituição, são provas de amor pelo passado e principalmente pelo presente de nossa cidade. A atividade, que conta com o apoio da Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Cultura, faz parte de um projeto próprio do Colégio – que trabalha a formação do aluno, em prol da comunidade.

 

 

As visitas são feitas todas as terças-feiras, desde o início da atividade - em abril - por alunos do 6° ano do Ensino Fundamental ao 2° ano do Ensino Médio. Todas as atividades realizadas pelos estudantes contam com o apoio e orientação do Diretor do estabelecimento de ensino, Ricardo Carvalho, da Professora de História, Marilis Burcowski dos Santos e da Professora de Geografia, Vera Cristina Scheller.

 

 

De acordo com Ricardo Carvalho a atividade visa potencializar a salvaguarda do Patrimônio Cultural de Campo Largo. “Este contato com a realidade promove o resgate da história e estimula nos alunos, o trabalho em equipe”, explica o diretor.

 

 

Para a Professora Marilis Burcowski dos Santos, além de contribuir com o conhecimento dos estudantes, o projeto oferece ainda, uma reflexão sobre a diversidade cultural e identitária presente na cidade e “isso faz com que os nossos alunos se sintam parte integrante da cidade”.

 

 

Segundo o estudante da instituição, Eduardo Cequinel Chaves, 12 anos, uma das ferramentas que facilita a análise das peças existentes no Museu é a internet. “A tecnologia é nossa aliada, pois utilizamos aparelhos modernos – celular - para conhecer o passado de peças antigas”, argumenta Eduardo.

 

 

Após a reorganização e as pesquisas finalizadas, esses mesmos alunos apresentarão o acervo e contarão a história das peças a outros alunos da rede de ensino local, comprovando, assim, a eficiência e a assertividade do projeto.

 

 

 

O Museu Histórico de Campo Largo fica localizado na Praça Getúlio Vargas e é aberto à visitação de terça à sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 10h às 15h. Maiores contatos: (41) 3392-4501. O patrimônio público contempla várias salas históricas que resgatam os costumes e a cultura locais, como a Sala do Expedicionário, Sala da Porcelana, Sala da Comunicação, entre outras.

 

 

 

Notícias na mesma categoria

Equipe feminina de Handebol de Campo Largo vence em Toledo
Reunião da Academia Campo-larguense de Poesia acontece na quarta-feira (31)
Aconteceu neste sábado (27) a 1ª Etapa do 1º Circuito Campo-larguense de Vôlei de Areia
Encontro de Gestores e Dirigentes Municipais de Cultura do Paraná
Campo Largo participa do XII FORGEE – Fórum de Gestores da Educação Especial