Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Prefeitura avisa sobre lixo nos rios

Campo Largo tem previsão de chuva para semana que vem e os resíduos jogados nos rios agravam ainda mais os problemas com as enchentes.

Publicada em: 13/06/2017 às 17:18

Um dos grandes problemas das enchentes dos rios na cidade é o depósito e acúmulo de detritos, lixo doméstico, entulho ou outros materiais. No fundo dos rios e lagoas, esse acúmulo interfere na topografia de seus leitos impedindo-os de portar todo o seu volume hídrico, provocando transbordamento em épocas de grande quantidade de chuvas.

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente explica que a poluição dos rios pode ser química, física ou biológica. A poluição química é caracterizada por dois tipos de poluentes: biodegradáveis (produtos químicos que são decompostos pela ação de bactérias ao final de um tempo, como detergentes e inseticidas) e persistentes (persistem no meio ambiente e nos organismos vivos, sendo tóxico para estes, como o mercúrio). A poluição física altera as características físicas da água, a principal é a poluição por sólidos. A biológica é a contaminação da água por organismos patogênicos (bactérias, vírus, vermes etc.).

 

A conscientização dos cidadãos, especialmente em relação à correta destinação do lixo doméstico, é fundamental para evitar maiores transtornos com as enchentes e transbordamento dos rios que cortam a cidade.

Notícias na mesma categoria

Elos da Sustentabilidade beneficia catadores campo-larguenses e se torna exemplo de gestão de resíduos sólidos
COMUNICADO IMPORTANTE: Coleta de Lixo
Campo Largo conquista Prêmio e Selo ODS/SESI em Sustentabilidade
Técnicos da Prefeitura participam de capacitação sobre passivos ambientais
Dia da Árvore é lembrado com plantio de mudas em Campo Largo