Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Prefeitura participa de planejamento sobre uso da Escarpa Devoniana

Projeto de lei visa reduzir a APA, também inserida no município de Campo Largo, em até 70%

Publicada em: 07/08/2017 às 10:45

Executivo de Campo Largo marcou presença em encontro que debateu sobre a redução da Escarpa Devoniana – uma APA (Área de Preservação Ambiental) demarcada em 1992 que abrange, também, o município.

 

Comandando a reunião, o deputado Rasca Rodrigues (PV) interagiu com lideranças públicas para a proposta de redução da APA. O projeto de lei apresentado propõe a diminuição de 70% da área e trata da preocupação com a produção ambiental da Escarpa, situada nos Campos Gerais do estado.

 

O primeiro passo para possível aprovação do projeto é conversar com os proprietários rurais, com a sociedade envolvida ao tema, em espécie de audiência pública, e, especialmente, conferir com especialistas o impacto ambiental e desenvolvimento sustentável que serão diretamente atingidos com a diminuição da área.

 

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Eduardo Fernandes, representou a Prefeitura de Campo Largo reforçando a necessidade de analisar com cautela as políticas que estabelecerão como deverá ser utilizada a Escarpa Devoniana para que não haja uma exploração predatória.

 

Ressalta-se que o estudo de toda a APA foi realizado pelo Instituto ABC – Fundação de Pesquisa, reconhecida pelo Ministério da Agricultura, que delimita as áreas que devem ou não ser preservadas. A Escarpa enfrenta problemas de ordem ambiental - como a poluição dos rios - devido à presença de grandes e próximas empresas ativas. De infinita riqueza natural, a área é o corredor do desenvolvimento urbano e econômico do estado por sua localização e potencial econômico. “Não podemos nos precipitar a respeito do assunto. Precisamos envolver todos os interessados, analisar cada qual seu segmento e pensarmos em conjunto para a melhor solução que deve gerar menores risco e impacto ao nosso meio ambiente”, concluiu o Secretário Municipal, Eduardo Fernandes.

 

Foto: Noemi Froes/Alep

Notícias na mesma categoria

Vem aí a 4º Audiência Pública de revisão do Plano Diretor
Campo Largo recebe do Estado recurso para investimento em transporte e coleta seletiva de lixo
Reunião busca solução para loteamentos irregulares de Campo Largo
Loteamentos irregulares são tema de debate nesta sexta-feira (28)
Cohapar abre cadastramento de famílias para programas habitacionais