Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Secretaria Municipal de Educação e Esporte encerra I Formação de Docentes em Múltiplas Linguagens e Ensino de Ciências

Evento teve como tema “Ser professor no mundo contemporâneo e tecnológico” e finalizou com Mesa Redonda e lançamento de livro

Publicada em: 11/08/2017 às 09:14

Na última terça-feira, dia 8, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte promoveu o encerramento da I Formação de docentes em Múltiplas Linguagens e Ensino de Ciências com a mesa redonda “Ser professor no mundo contemporâneo e tecnológico”. Em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Curitiba e Pinhais, o evento contou com a participação de vários profissionais da educação e foi conduzido pelos professores Aline Renée, Ramon Martins, Adriana Ferreira Gama, Vanessa Brito e Igor Vitorino da Silva.

 

Durante o encerramento, os professores abordaram o tema enfatizando o papel do professor nos dias de hoje, onde a tecnologia e os recursos tecnológicos estão presentes no cotidiano dos alunos e o que os professores devem usar e saber explorar mais as suas aulas.

 

O professor Ramon Martins iniciou as discussões trazendo um pouco da história da educação até os dias atuais, falando das práticas pedagógicas. Em seguida, passou a palavra para a professora Adriana Gama, que acredita que há “N” formas de usar a tecnologia em benefício da educação, pois “o aluno não copia mais, usa as tecnologias, faz fotos, quer que enviemos tudo por email ou WhatsApp”. Segundo ela, os profissionais da educação devem se habituar a isso, deixar de usar os recursos habituais e mergulhar nas novas tecnologias.

 

O professor Igor Vitorino também enfatizou essa questão, salientando que se o professor não usar o “google” antes de entrar em sala de aula, já está em desvantagem, porque o aluno já foi buscar o conhecimento antes de ser apresentado a ele. “Temos que ser espertos e utilizar a tecnologia em nosso favor. Não ficar presos pura e simplesmente ao livro didático, temos que buscar o saber do jogo, o saber tático, tecnológico”, afirma.

 

A professora Aline Renée comentou que essa formação é muito importante, pois é preciso mudar a visão da educação e nada melhor que começar com a formação dos professores. “Temos que mudar a visão da educação e mostrar que a formação de docentes é necessária, pois somos a coluna vertebral do processo educacional”.

 

O vice-prefeito, Maurício Rivabem, também falou da importância da realização de eventos como esse, pois é preciso “buscar novas perspectivas para enriquecer o trabalho em sala de aula” e apoia essa iniciativa, confirmando que, apesar de ter os braços curtos, vai abraçar a causa e ajudar no que for necessário.

 

Paralelamente ao evento, a professora Adriana Ferreira Gama fez o lançamento do seu livro intitulado “A célula no divã”, que nada mais é do que a sua tese de mestrado publicada em forma narrativa, que mostra as várias possibilidades de trabalhar ciências de formas diversificadas. Para ela esse livro é a realização de um sonho, pois vai auxiliar muitos professores em suas práticas pedagógicas.

 

Fazendo o encerramento da formação, a Secretária Municipal de Educação e Esporte, Dorotéa Stoco, reafirmou que as falas dos professores leva os profissionais a repensarem suas práticas no dia a dia e que vão gerar muitos frutos, uma vez que os alunos esperam tudo e mais um pouco de seus professores. Além disso, complementou dizendo para que usem e abusem das novas tecnologias nesse mundo contemporâneo em que vivem. “Usem as tecnologias para fazer cada dia da nossa educação algo tecnológico e contemporâneo, que é o que precisamos”.

 

Notícias na mesma categoria

Alunos da Sete de Setembro recebem uniformes escolares
2ª Etapa do 1º Circuito Campo-larguense de Vôlei de Areia acontece neste sábado (19)
Alunos da Escola Vereador José Andreassa visitam a Prefeitura Municipal
CMEI Monteiro Lobato recebe obras de drenagem e piso externo
Prefeito assina Acordo de Cooperação com organizações da sociedade civil