Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Associação de Reciclagem / ARLeV é inaugurada na cidade

Secretaria Municipal de Meio Ambiente avança na oficialização das Associações de Reciclagem

Publicada em: 11/08/2017 às 11:00

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, comemora o avanço em coleta de recicláveis com a instalação e a escritura de projeto para regularizar a ARLeV (Associação de Reciclagem Lutar e Vencer). Na última segunda-feira (10), foi inaugurada a nova sede da Associação - localizada na Avenida Canal, nº 100, no bairro Vila Solene, com a presença da equipe da Secretaria.

 

A nova sede é provisória, visto o termo de sessão de uso do terreno que alojará nova construção - daqui há dois anos - para ampliar os serviços prestados ao município, gerando empregos diretos e indiretos às pessoas que nesta área atuam. Antes, localizada em um galpão na região do Loteamento Gorski, a Associação conta com um empresário que pagará um aluguel, por dois anos, até que a oficialização e a nova sede saiam do papel. Os trâmites necessários, como a licença ambiental, por exemplo, estão em fase de desenvolvimento, junto aos órgãos competentes, mais o auxílio do Executivo.

 

A bióloga da Prefeitura, Walquiria Menna B. Santos, também Secretária Executiva do Grupo R- 20 do Paraná, explica que com a oficialização das associações os coletores informais passam a trabalhar com segurança, utilizando os equipamentos corretos e gerando renda aos trabalhadores locais.

 

A ARLeV iniciou suas atividades no ano de 2014 e, de lá para cá, regularizações no regimento interno e no estatuto acerca dos compromissos dessas associações estão em trâmite através da assessoria e da fusão entre os serviços. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente tem o compromisso na administração da parte documental e elaboração de todo o projeto à regularização das associações, no sentido de angariar recursos federais e prover a valorização de recicláveis.

 

Hoje, a Prefeitura ainda não consegue absorver todos os resíduos - até mesmo pela informalidade (os atravessadores) que executam paralelamente a atividade, contudo sem os cuidados e precauções necessárias.

 

Ao todo, são quatro associações que atuam no município, iniciando pela ASSUR (Associação Unidos da Reciclagem), com vistas a unirem as demais para ampliar a coleta reciclável local.

 

Notícias na mesma categoria

Semana Nacional do Trânsito tem série de ações em Campo Largo
Prefeitura chama donos de bares e casas noturnas para conversar
Semáforo da Rua Mato Grosso começa a funcionar nesta quinta-feira
Deptran alerta para reativação do EstaR no final da Centenário
Prefeitura garante que não haverá aumento da alíquota do IPTU