Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Prefeitura de Campo Largo libera vacina contra gripe para toda população

As doses são remanescentes da campanha nacional e serão ofertadas até o final do estoque.

Publicada em: 11/08/2017 às 17:06

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Largo liberou a vacina contra a gripe para toda a população. A imunização foi disponibilizada anteriormente para os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, mas a partir de agora está à disposição para todos nas unidades de saúde do município.  

Para receber a imunização basta procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa. Lembrando que a oferta de vacinas será realizada até o fim dos estoquessegundo dados da Secretaria, o saldo restante é de 3.200 doses. 

 

 

Balanço da Campanha - Até esta sexta-feira (11), 19.991 pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas - sendo que os idosos foram os que mais procuraram a vacina, com 95.24% de cobertura, e 10.335 doses aplicadas. Os trabalhadores de saúde registraram 92,75%, totalizando 3.237 doses aplicadas. Apesar dos esforços, dois grupos prioritários não atingiram a meta: o de crianças entre seis meses até cinco anos - 5.326 receberam a vacina, que corresponde a 72,27%e as gestantes - 899 doses aplicadas que correspondem a 66,35% da meta.  

 

A Secretaria Municipal de Saúde realiza nova convocação para que este grupo procure as Unidades e coloque sua carteira vacinal em dia.?Todas as Unidades de Saúde da cidade disponibilizam a vacina 

 

 

Sobre a Influenza - A gripe é uma doença causada pelo vírus da Influenza, que ocorre predominantemente nos meses mais frios do ano. Esse vírus apresenta diferentes tipos e subtipos que produzem a chamada gripe ou influenza sazonal. A gripe tem início súbito e, na maior parte dos casos, tem cura espontânea, entre sete e dez dias. 

 

Em algumas situações, podem ocorrer complicações como pneumonia e insuficiência respiratória, configurando um quadro denominado de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). 

 

Essas complicações são mais comuns em grupos mais vulneráveis, como as pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de dois anos, gestantes e portadores de doenças crônicas. 

 

 

Principais sintomas - Febre repentina, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, dores nas costas, falta de ar, cansaço e calafrio são os principais sintomas. 

 

Como se prevenir - Lavar as mãos frequentemente, com água e sabão ou utilização de álcool gel, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal, cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar e manter os ambientes arejados, com portas e janelas abertas. 

 

Ao perceber sinais e sintomas que caracterizem quadro gripal, a orientação é procurar atendimento médico para melhor avaliação do quadro.

Notícias na mesma categoria

Ações do Outubro Rosa continuam nas unidades de saúde
Prefeitura de Campo Largo promove atividades em unidades de saúde para comemorar Outubro Rosa
10 de outubro: Dia Mundial da Saúde Mental
Prefeito pede ao ministro da Saúde mais recursos para Campo Largo
Prefeitura de Campo Largo inicia programação do “Outubro Rosa”