Portal da Prefeitura de Campo Largo.

OAB/PR parabeniza Executivo pela criação da Procuradoria Geral do Município

Procuradores e advogados celebram o fortalecimento da defesa dos interesses do município e destacam a importância da criação da Pasta como símbolo da defesa do interesse público

Publicada em: 11/08/2017 às 17:18

O Prefeito em exercício, Maurício Rivabem, participou no último dia 10 de uma cerimônia da OAB/PR (Ordem dos Advogados do Brasil), alusiva à criação da Procuradoria Geral do Município, através da Reforma Administrativa promovida pela atual gestão.

 

A homenagem foi realizada na sede da OAB Subestação de Campo Largo - presidida pelo advogado Dr. José Augusto de Araújo Noronha, Presidente da Seccional Estadual da OAB/PR, e pelo Dr. Ivo Cezário Gobatto de Carvalho, Presidente da Subseção local - na presença dos 14 procuradores municipais integrantes da Procuradoria, autoridades do Executivo, do Legislativo Municipal e demais Advogados.

 

A criação da Procuradoria Municipal como orgão da Advocacia Pública do município tem como objetivo principal a defesa e a promoção do interesse público e compreende a representação judicial e o amplo assessoramento jurídico a todos os órgãos da administração pública direta e indireta.

 

A Lei 2871/2017 proporcionou aos profissionais do Direito maior autonomia, meios, mecanismos e independência para o exercício pleno e efetivo de suas atividades funcionais.

 

O Procurador Tiago Tatara ressalta que “a Constituição Federal destaca que o Advogado exerce função essencial e indispensável à administração da Justiça e que a promulgação desta lei assegurou maior independência, conseguindo-se, com maior clareza, defender os interesses públicos sem que esses estejam atrelados aos interesses do governante”.

 

O fortalecimento da Pasta já é notável entre os profissionais do meio e a carreira de um procurador fica, com a criação da Procuradoria Geral, melhor definida, contemplando plano único funcional. Também é atribuída aos procuradores, além dos processos judiciais, a tarefa de assessorar os processos administrativos, elaborar pareceres e auxiliar nas licitações, à soma da defesa e do interesse público.

 

Hoje, o município possui aproximadamente 7 mil processos judiciais, que são analisados e conduzidos pela Procuradoria atuante sob a liderança do Procurador-geral do Município, Dr. Rafael Rogiski, sem contar com a consultoria e assessoramento em todos os procedimentos administrativos internos que, até a presente data, giram em torno de 20.000 processos.

 

Compareceram à cerimônia, além do Prefeito Maurício Rivabem, a Vice-presidente da Câmara Municipal de Campo Largo, Sra. Bete Damasceno, o Prefeito do município vizinho de Balsa Nova, Luiz Claudio Costa, o Presidente da Cocel, Jose Arlindo Chemin, e o Delegado da Associação Nacional dos Procuradores Municipais, Dr. Miguel Kalabaide.

 

 

 

Notícias na mesma categoria

Campanha do Agasalho Campo Largo
Alunos de mais duas escolas de Campo Largo recebem uniformes
Reunião dos secretários dirigida pela primeira vez pelo vice-prefeito Mauricio Rivabem
Audiência Pública debate Plano Plurianual nesta sexta-feira (7)
Prefeitura e Celepar alinham parceria visando o aprimoramento da Gestão Pública