Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Setembro terá bandeira tarifária amarela

Confira!

Publicada em: 31/08/2017 às 11:43

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL divulgou na última sexta-feira, 25, que a bandeira tarifária aplicada no mês de setembro será a amarela – serão acrescentados R$0,03 por quilowatt-hora (kWh) consumido, já contando os impostos. No mês de agosto esteve vigente a bandeira vermelha. A ligeira melhora no nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas possibilitou que menos usinas térmicas fossem acionadas no período, reduzindo o custo da geração.

 

Vale lembrar que o impacto da bandeira depende da data de leitura de cada consumidor – é proporcional aos dias de consumo. Por exemplo, se a leitura será realizada no dia 15/09 o período de consumo da energia é compreendido entre os dias 15/08 e 15/09. Como em agosto a bandeira aplicada é a vermelha e em setembro será a amarela, a incidência do adicional das bandeiras para este consumidor será proporcional para 15 dias de bandeira vermelha e 15 dias de bandeira amarela. Sobre o adicional das bandeiras também incidem os impostos ICMS, Pasep e Cofins.

 

Custos não são gerenciáveis pelas concessionárias

O sistema de bandeiras tarifárias é totalmente gerenciado pela ANEEL, assim como a maior parte da composição final da tarifa de energia. Na média nacional 83% do total da tarifa de energia é composta por valores não gerenciáveis pelas concessionárias, sendo 29,5% tributos (como ICMS, Pasep e Cofins) e 53,5% referentes a compra de energia, geração, transmissão e encargos setoriais – valores regulamentados pela ANEEL. Apenas 17% são custos gerenciáveis pelas distribuidoras.

 

 

Texto: Assessoria Companhia Campolarguense de Energia – Cocel

Notícias na mesma categoria

Cocel informa: Avenida Dom Rodrigo mais iluminada
COCEL INFORMA SOBRE DESLIGAMENTOS PROGRAMADOS
Cocel finaliza projeto pioneiro no uso de religadores automáticos, que resultou em grandes melhorias na qualidade do fornecimento de energia
UTILIDADE PÚBLICA: COCEL INFORMA SOBRE DESLIGAMENTOS PROGRAMADOS
Prefeitura informa funcionamento dos serviços municipais no feriado de Sete de Setembro