Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Setembro terá bandeira tarifária amarela

Confira!

Publicada em: 31/08/2017 às 11:43

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL divulgou na última sexta-feira, 25, que a bandeira tarifária aplicada no mês de setembro será a amarela – serão acrescentados R$0,03 por quilowatt-hora (kWh) consumido, já contando os impostos. No mês de agosto esteve vigente a bandeira vermelha. A ligeira melhora no nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas possibilitou que menos usinas térmicas fossem acionadas no período, reduzindo o custo da geração.

 

Vale lembrar que o impacto da bandeira depende da data de leitura de cada consumidor – é proporcional aos dias de consumo. Por exemplo, se a leitura será realizada no dia 15/09 o período de consumo da energia é compreendido entre os dias 15/08 e 15/09. Como em agosto a bandeira aplicada é a vermelha e em setembro será a amarela, a incidência do adicional das bandeiras para este consumidor será proporcional para 15 dias de bandeira vermelha e 15 dias de bandeira amarela. Sobre o adicional das bandeiras também incidem os impostos ICMS, Pasep e Cofins.

 

Custos não são gerenciáveis pelas concessionárias

O sistema de bandeiras tarifárias é totalmente gerenciado pela ANEEL, assim como a maior parte da composição final da tarifa de energia. Na média nacional 83% do total da tarifa de energia é composta por valores não gerenciáveis pelas concessionárias, sendo 29,5% tributos (como ICMS, Pasep e Cofins) e 53,5% referentes a compra de energia, geração, transmissão e encargos setoriais – valores regulamentados pela ANEEL. Apenas 17% são custos gerenciáveis pelas distribuidoras.

 

 

Texto: Assessoria Companhia Campolarguense de Energia – Cocel

Notícias na mesma categoria

COCEL INFORMA SOBRE DESLIGAMENTOS PROGRAMADOS
Site da Prefeitura de Campo Largo ficou fora do ar por questões técnicas
Prefeitura convida a população para participar da elaboração da LOA - Lei Orçamentária Anual 2018
Prefeitura informa funcionamento dos serviços municipais no feriado de 12 de Outubro
Suspenso expediente de sexta-feira (13) na Prefeitura de Campo Largo