Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Vacina de HPV é ampliada para pessoas com até 26 anos; saiba onde se imunizar

A medida, anunciada no mês de agosto pelo Ministério da Saúde, foi adotada para evitar desperdício de doses e serão ofertadas até o dia 30 de novembro.

Publicada em: 05/09/2017 às 10:15

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Largo informa, através da Vigilância em Saúde,  que homens e mulheres, entre 15 e 26 anos, também poderão receber a vacina de HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida tem caráter temporário  até 30 de novembro de 2017. Segundo a Secretaria, a oferta segue de acordo com o estoque disponível em cada unidade de saúde e os estoques estão sendo repostos gradativamente pela Secretaria Estadual de Saúde.

 

Para a faixa etária de 15 a 26 anos, a orientação do Ministério da Saúde é o esquema vacinal com três doses, com intervalo de zero, dois e seis meses. As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no SUS. A recomendação é que utilizem as vacinas com prazos de validade a expirar até que durem esses estoques, evitando as perdas e dando a oportunidade para que essas outras faixas etárias possam usufruir dos benefícios proporcionados pela vacina.

 

 

VACINAÇÃO DE ROTINA – A rotina de uso desta vacina no público-alvo, que é para meninos na faixa etária de 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14 anos, deve ser mantida com duas doses, sendo aplicada com intervalo de seis meses entre elas. A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, 4ª maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.

 

Também fazem parte do público-alvo da vacina os transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos de 9 a 26 anos. Os serviços que atendem essa população devem ofertar a vacina HPV na rotina de trabalho.

 

Veja em quais unidades de saúde as doses estão disponíveis:

 

Águas Claras

Bateias

Caratuva

Centro de Saúde

Cercadinho

Fazendinha

Ferraria

Guarany

Itaboa

Rivabem

Rondinha

Vila Glória

Itambezinho

Três Corregos

Santa Cruz

São Silvestre

São Pedro

 

Notícias na mesma categoria

Mobilização nacional de Multivacinação acontece neste sábado, dia 16
Vacina de HPV é ampliada para pessoas com até 26 anos; saiba onde se imunizar
Domingo no Parque: Prefeitura celebra mês de valorização da paternidade com ações educativas
Domingo no Parque celebra o mês de promoção à saúde do homem
Campo Largo recebe do Estado novo Respirador para ambulância do Samu