Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Cocel finaliza projeto pioneiro no uso de religadores automáticos, que resultou em grandes melhorias na qualidade do fornecimento de energia

Confira!

Publicada em: 13/09/2017 às 08:56

A Companhia Campolarguense de Energia – Cocel apresentou ontem, 12 de setembro, os resultados de seu projeto-piloto para definição de metodologia para instalação de religadores monofásicos na rede de distribuição com o objetivo de reduzir o número e a frequência de interrupções no fornecimento de energia. O projeto faz parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) regulamentado e fiscalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, e foi desenvolvido em parceria com o Instituto Lactec.

 

O projeto obteve resultados excelentes na redução de interrupções no fornecimento, e a Cocel é uma das pioneiras no uso desta tecnologia no país. No circuito onde foi realizado o projeto-piloto houve redução de cerca de 70% na duração das interrupções no fornecimento de energia e de 57% na frequência das interrupções. Proporcionou ainda a modernização do parque de equipamentos da rede e a atualização e treinamento da equipe.

 

A ANEEL exige que os projetos de P&D sejam originais, e no caso do projeto realizado pela Cocel além da originalidade a eficiência e aplicabilidade foram excepcionais. Mateus Duarte Teixeira, pesquisador do Instituto Lactec e presidente da Sociedade Brasileira de Qualidade da Energia Elétrica, elogia a opção da Cocel em utilizar os recursos de P&D para resolução de problemas reais, garantindo a aplicação prática do investimento em pesquisa.

 

As equipes da Cocel e do Instituto Lactec realizaram um grande estudo para a instalação de religadores do modelo TripSaver na rede de distribuição. Estes religadores atuam na proteção dos ramais aéreos e são utilizados no lugar de chaves fusíveis, melhorando a confiabilidade do sistema e eliminando interrupções. Neste projeto-piloto foram instalados quinze religadores em seis pontos do Circuito Três Córregos, que atende a maior parte da área rural do município e tem mais de 600 km de extensão.

 

Franklin Lopes Klock, engenheiro eletricista da Cocel, destaca que tão importante quanto a instalação dos religadores é a definição da metodologia para instalação, garantindo que os equipamentos sejam instalados nos locais onde trarão os maiores benefícios. “Com a pesquisa foi definido um algoritmo inteligente para definição dos pontos para instalação, e ainda desenvolvido um aplicativo de apoio para a análise dos dados”, completa Klock.

 

 

Além de resultar na redução no número e na duração das interrupções, o projeto-piloto possibilitou ainda a identificação de falhas na rede como oscilações de tensão e interferências de um circuito em outro. Carlos Conrado Krzyzanovski, diretor técnico da Cocel, lembra que os estudos para proteção da rede serão contínuos, e que o conhecimento adquirido com este projeto-piloto será a base para outros investimentos em melhorias que serão realizados pela Companhia.

 

 

Texto: Assessoria Companhia Campolarguense de Energia – Cocel

 

Notícias na mesma categoria

Cocel informa: Avenida Dom Rodrigo mais iluminada
COCEL INFORMA SOBRE DESLIGAMENTOS PROGRAMADOS
Cocel finaliza projeto pioneiro no uso de religadores automáticos, que resultou em grandes melhorias na qualidade do fornecimento de energia
UTILIDADE PÚBLICA: COCEL INFORMA SOBRE DESLIGAMENTOS PROGRAMADOS
Prefeitura informa funcionamento dos serviços municipais no feriado de Sete de Setembro