Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Campo Largo recebe 11ª Primavera dos Museus de 18 à 24 de setembro

Esse ano, o evento conta com o tema “Museus e suas Memórias”.

Publicada em: 20/09/2017 às 14:22

O Museu Histórico de Campo Largo, localizado na Praça Getúlio Vargas 2422, no Centro da cidade, realizou, na noite de segunda-feira (18) a abertura da 11ª Primavera dos Museus. A temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) segue até o dia 24 de setembro. A ação visa incentivar a visitação e valorização dos museus em todo o Brasil.

 

 

abertura oficial da Semana, promovida pela Secretaria Adjunta da Cultura, contou com a presença do vice-prefeito Maurício Rivabem, da secretária adjunta da Cultura Lindamir Ivanoski, do secretario de Governo, Jean Torres, dos alunos e educadores do Colégio Kennedy e do diretor do estabelecimento de Ensino, Ricardo Carvalho. 

 

 

Na mesma noite, a Sala do Expedicionário, importante sessão do Museu Municipal, foi reinaugurada com festa. Após passar por reformas, o espaço fica aberto ao público com a exposição “Saudações de Coragem”.  

 

 

Segundo a Secretaria Adjunta da Cultura um dos objetivos do evento é a promoção e valorização das instituições, afim de que possam “olhar para dentro” e refletir, junto com seus públicos, sobre suas construções para a memória local, entendendo que “Museu é Vida” e que nele pode-se conhecer e encontrar vidas cheias de coragem e heroísmo. 

 

 

 

Exposição virtual 

 

Uma exposição virtual de fotos, nas redes sociais, vai mostrar toda essa trajetória de 106 anos, desde 1911 a 2017. O trabalho tem parceria dos estudantes do Colégio Cenecista Presidente Kennedy. 

 

 

 

 

Sala dos Expedicionários 

 

A exposição FEB e Campo Largo, 72 anos de “Saudações de Coragem”, será outro atrativo do Museu, a partir desta data.Fica à disposição do público a história dos 65 pracinhas campo-larguenses que combateram na 2ª Guerra Mundial.  

 

 

 

Através de documentos, fotos e lembranças são lembrados, em especial, três deles: Constantino Marochi, José Domingues Pereira e João Floriano Zanetti – os pracinhas campo-larguenses que perderam a vida lutando em nome do seu país.  

 

 

 

Pracinhas - Os pracinhas, apesar da bravura, não estavam preparados para o que viria pela frente. A maioria dos cidadãos duvidava da participação brasileira no conflito, daí o dito popular: “Seria mais fácil uma cobra fumar do que a FEB embarcar”. Tanto que o símbolo da FEB era uma cobra fumando. 

 

 

 

 

‘Nova Guarda’ garimpa o passado do acervo municipal  

 

O trabalho voluntário realizado no Museu Histórico de Campo Largo, por uma iniciativa do Colégio Cenecista Presidente Kennedy e com o apoio da Secretaria Adjunta da Cultura fez com que todo o acervo existente no Museu Histórico de Campo Largo fosse atualizado. 

 

 

 

Seus professores, Marilis, Vinícius, Vera, o Diretor Ricardo e seus alunos desenvolveram um projeto de revitalização do acervo na intenção de reorganizá-lo ao público, efetivando uma interação entre referências do passado, com o objetivo de contribuir com o futuro e a exploração do potencial educativo dos museus. 

 

 

 

 

 

 

Museu Histórico de Campo Largo

 



Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira: 9h às 18h

Sábados: 9h às 15h

Endereço: Praça Getúlio Vargas, 2422 - Centro - Campo Largo

Informações: (41) 3392-4501

Notícias na mesma categoria

Alunos da Rede Municipal de Ensino têm aulas sobre Educação Empreendedora
Relatório Anual de Monitoramento do Plano Municipal de Educação é entregue à Secretária Municipal de Educação e Esporte
Alunos da Escola Municipal Sete de Setembro são destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Alunos da Rede Municipal e Estadual de ensino de Campo Largo assistem peça de teatro sobre inclusão, diversidade e cidadania
Jogos Paradesportivos são realizados com muita dedicação e emoção pelos alunos do Município