Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Di Ferrá é inspiração para alunos da Rede Municipal de Ensino

Artista campo-larguense participa de projeto de arte na Escola Municipal Professora Lenovi de Almeida Torres

Publicada em: 28/09/2017 às 16:33

Ensinar arte na escola torna-se importante para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois o conhecimento em arte amplia as possibilidades de compreensão do mesmo e do mundo e colabora para um melhor entendimento dos conteúdos relacionados a outras áreas do conhecimento.

 

Na Escola Municipal Professora Lenovi de Almeida Torres, para trabalhar o conteúdo de arte - Região Sul, a professora Nadia Colodel fez um projeto com os alunos do 4º ano enfatizando a arte dos artistas campo-larguenses. Iniciou levando os alunos até a exposição “ Entrelaços da arte” na Casa da Cultura para que conhecessem assim alguns artistas do município, destacando o trabalho do artista Di Ferrá.

 

 

 

Momento da visita à exposição

Dando sequência ao trabalho os alunos pesquisaram e buscaram informações sobre o artista Di Ferrá, sua biografia, suas exposições, trabalhos fora do país e suas telas.  Di Ferrá concebe a arte como uma forma de transmitir uma emoção positiva, utilizando formas brilhantes e coloridas. As cores e as formas têm apenas um objetivo: celebrar a vida e a alegria, gerando no mais profundo da alma grandes Emoções.

 

Os alunos puderam observar telas, almofadas e a cúpula de abajur pintadas pelo artista e depois fizeram releituras e pintaram o armário da sala das professoras. Para finalizar o projeto o artista foi até a escola para mostrar sua técnica atual de pintura: abstrata (com tinta acrílica e resina) e pintar as telas junto com os alunos.

 

Segundo a professora Nadia, o projeto transformou estudantes em observadores críticos e participativos, pois aprenderam a valorizar a arte dos artistas campo-larguenses. “A turma envolveu a escola e a comunidade escolar em uma grande corrente de participação artística. Pais, professores e outros alunos foram sensibilizados pelos estudantes e mobilizados a ter uma atitude consciente com relação à arte, participando de exposições, visitas a museus e um olhar sobre a arte nas ruas da cidade.  O projeto estimulou os alunos que desenvolveram a criatividade, a cidadania e a visão deles sobre a arte contemporânea”, salienta. 

 

Alguns trabalhos realizados pelos alunos

 

 

Esse trabalho já é realizado há quatro anos pela professora, todos com a participação do artista que já se tornou um amigo incentivador do trabalho que ela faz com seus alunos na escola. Por isso é muito importante para as crianças, pois as aproxima do mundo da arte. A interação com o artista trouxe a realidade do processo de criação e de inspiração para a escola e para os alunos e ensinou que todos possuem um grande artista dentro de si.

 

Depois das telas prontas o artista assinou todas elas e os alunos também, autografando suas criações!

 

 

 

 

 

Di Ferrá

Marcelo Ferreira, conhecido artisticamente como Di Ferrá, nasceu em Campo Largo em 1979. Seu trabalho é transmitir emoções através da observação e do sentimento interior. Sua Obra não deve ser olhada apenas com os olhos, porque corre-se o risco de não a entender. Basta apenas olhar com os olhos da alma e o sentimento do coração, aí sim se verá o resultado.

 

Tem ganhado destaque tanto no cenário nacional quanto internacional. É autodidata e suas obras apresentam uma mistura de técnicas. Participou de várias exposições individuais e coletivas em Campo Largo, outros estados do Brasil, México, Portugal, na Copa Do Mundo da África do Sul, Dubai e no Carrousel do Museu do Louvre em Paris.

 

Além da escola Lenovi, as escolas Primeiro de Maio, Ser Criança e CMEI Colibri, de Campo Largo e o Colégio Batista Getsemani, de Belo Horizonte – Minas Gerais, também trabalharam as obras do artista campo-larguense.

 

 

Di Ferrá com a professora Nadia e seus alunos.

 

 

Notícias na mesma categoria

Alunos da Rede Municipal de Ensino têm aulas sobre Educação Empreendedora
Relatório Anual de Monitoramento do Plano Municipal de Educação é entregue à Secretária Municipal de Educação e Esporte
Alunos da Escola Municipal Sete de Setembro são destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Alunos da Rede Municipal e Estadual de ensino de Campo Largo assistem peça de teatro sobre inclusão, diversidade e cidadania
Jogos Paradesportivos são realizados com muita dedicação e emoção pelos alunos do Município