Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Di Ferrá é inspiração para alunos da Rede Municipal de Ensino

Artista campo-larguense participa de projeto de arte na Escola Municipal Professora Lenovi de Almeida Torres

Publicada em: 28/09/2017 às 16:33

Ensinar arte na escola torna-se importante para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois o conhecimento em arte amplia as possibilidades de compreensão do mesmo e do mundo e colabora para um melhor entendimento dos conteúdos relacionados a outras áreas do conhecimento.

 

Na Escola Municipal Professora Lenovi de Almeida Torres, para trabalhar o conteúdo de arte - Região Sul, a professora Nadia Colodel fez um projeto com os alunos do 4º ano enfatizando a arte dos artistas campo-larguenses. Iniciou levando os alunos até a exposição “ Entrelaços da arte” na Casa da Cultura para que conhecessem assim alguns artistas do município, destacando o trabalho do artista Di Ferrá.

 

 

 

Momento da visita à exposição

Dando sequência ao trabalho os alunos pesquisaram e buscaram informações sobre o artista Di Ferrá, sua biografia, suas exposições, trabalhos fora do país e suas telas.  Di Ferrá concebe a arte como uma forma de transmitir uma emoção positiva, utilizando formas brilhantes e coloridas. As cores e as formas têm apenas um objetivo: celebrar a vida e a alegria, gerando no mais profundo da alma grandes Emoções.

 

Os alunos puderam observar telas, almofadas e a cúpula de abajur pintadas pelo artista e depois fizeram releituras e pintaram o armário da sala das professoras. Para finalizar o projeto o artista foi até a escola para mostrar sua técnica atual de pintura: abstrata (com tinta acrílica e resina) e pintar as telas junto com os alunos.

 

Segundo a professora Nadia, o projeto transformou estudantes em observadores críticos e participativos, pois aprenderam a valorizar a arte dos artistas campo-larguenses. “A turma envolveu a escola e a comunidade escolar em uma grande corrente de participação artística. Pais, professores e outros alunos foram sensibilizados pelos estudantes e mobilizados a ter uma atitude consciente com relação à arte, participando de exposições, visitas a museus e um olhar sobre a arte nas ruas da cidade.  O projeto estimulou os alunos que desenvolveram a criatividade, a cidadania e a visão deles sobre a arte contemporânea”, salienta. 

 

Alguns trabalhos realizados pelos alunos

 

 

Esse trabalho já é realizado há quatro anos pela professora, todos com a participação do artista que já se tornou um amigo incentivador do trabalho que ela faz com seus alunos na escola. Por isso é muito importante para as crianças, pois as aproxima do mundo da arte. A interação com o artista trouxe a realidade do processo de criação e de inspiração para a escola e para os alunos e ensinou que todos possuem um grande artista dentro de si.

 

Depois das telas prontas o artista assinou todas elas e os alunos também, autografando suas criações!

 

 

 

 

 

Di Ferrá

Marcelo Ferreira, conhecido artisticamente como Di Ferrá, nasceu em Campo Largo em 1979. Seu trabalho é transmitir emoções através da observação e do sentimento interior. Sua Obra não deve ser olhada apenas com os olhos, porque corre-se o risco de não a entender. Basta apenas olhar com os olhos da alma e o sentimento do coração, aí sim se verá o resultado.

 

Tem ganhado destaque tanto no cenário nacional quanto internacional. É autodidata e suas obras apresentam uma mistura de técnicas. Participou de várias exposições individuais e coletivas em Campo Largo, outros estados do Brasil, México, Portugal, na Copa Do Mundo da África do Sul, Dubai e no Carrousel do Museu do Louvre em Paris.

 

Além da escola Lenovi, as escolas Primeiro de Maio, Ser Criança e CMEI Colibri, de Campo Largo e o Colégio Batista Getsemani, de Belo Horizonte – Minas Gerais, também trabalharam as obras do artista campo-larguense.

 

 

Di Ferrá com a professora Nadia e seus alunos.

 

 

Notícias na mesma categoria

Mostra de Artes reúne trabalhos feitos pelos alunos do artista plástico Toto Lopes
Inscrições do processo seletivo para os cursos do IFPR são homologadas
Campo Largo é representado em Congresso na Colômbia
Vestibular de Pedagogia e Letras da UEPG/UAB acontece domingo (22)
Vestibular de Pedagogia e Letras da UEPG/UAB acontece domingo (22)