Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Capacitação marca o Dia do Agente Comunitário de Saúde

Confira!

Publicada em: 04/10/2017 às 17:05

Na tarde desta quarta-feira (4), as Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social promoveram, no Centro de Convivência da 3ª Idade Durval Weber, capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias. O treinamento fez parte das comemorações do Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, que é celebrado em 4 de outubro.

 

 

 

 

 

Agente Comunitário de Saúde

A profissão de Agente Comunitário de Saúde (ACS) foi criada pela Lei n°10.507, de 10 de julho de 2002, que define seu exercício como exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele realiza atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas. Personagem fundamental da cadeia de Atenção Primária, é ele quem está mais próximo dos problemas que afetam a comunidade. Ele se destaca pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exerce. Sua ação favorece a transformação de situações que afetam a qualidade de vida das famílias, como aquelas associadas ao saneamento básico, destinação do lixo, condições precárias de moradia, situações de exclusão social, desemprego, violência intrafamiliar, drogas lícitas e ilícitas, acidentes e outros.

 

 

Centro de Convivência

O Centro de Convivência Durval Weber da 3ª Idade funciona diariamente, das 13h às 17h, com atividades de lazer e convivência social destinada especialmente aos idosos. Além das oficinas de Ginástica, Ioga, Pintura em Tela e bingo, todas as segundas-feiras são realizados os Encontros da Amizade, com danças e atrações musicais. São 450 idosos cadastrados, que eventualmente participam de atividades no Centro.

Notícias na mesma categoria

Saúde realiza ações em alusão ao Dia "D" no controle das arboviroses
Equipe da Saúde orienta população sobre prevenção à Aids
Prefeitura realiza projeto de castração de animais em parceria com a Universidade Positivo
Servidores do Samu e do Centro Médico recebem Uniformes
Secretaria da Saúde recebe novo veículo para Vigilância Sanitária