Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Campo Largo é representado em Congresso na Colômbia

Confira!

Publicada em: 17/10/2017 às 14:13

Nos dias 28 e 29 de setembro aconteceu em Bogotá, na Colômbia, o 3º Congresso Internacional de Pedagogia Hospitalar, do qual participaram 4 professoras paranaenses e uma médica: Thais Gama da Silva – técnica do Departamento de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação do Paraná, Regina Fialkoski Basso – professora de Ciências Humanas do SAREH do Hospital Infantil Waldemar Monastier, Rozeli Pissaia Gabardo Pereira – Pedagoga do SAREH do Hospital Infantil Waldemar Monastier, Itamara Peters – Professora de Linguagens do SAREH do Hospital Pequeno Príncipe e Denise Gabardo Pereira – Médica do Centro Médico de Campo Largo e da UPA da Lapa.

 

 

 

O evento aconteceu no Hospital Militar de Bogotá, Auditório Jorge Esguerra López e abordou as práticas pedagógicas no âmbito da escolarização hospitalar e domiciliar em países como Chile, Argentina, Equador, Espanha, Peru, México e Colômbia. A flexibilização curricular foi tema constante em todas as palestras e relatos, possibilitando assim a troca de experiências e agregando-se ferramentas que levem o aluno a aprender.

 

 

 

A equipe, formada por profissionais de Campo Largo, apresentou três trabalhos: “Processo de Ensino e Aprendizagem com os alunos que têm AVE”, “Alunos da Saúde Mental em Hospital Geral: processo de ensino e aprendizagem” e “Os processos de letramento na Educação Hospitalar do Paraná – Brasil”. Desta forma, o Estado do Paraná pode divulgar o trabalho realizado, trocando experiências com os demais países e conhecer práticas inovadoras na área, que certamente auxiliarão no trabalho realizado nas classes hospitalares do Paraná.

 

 

 

Conferencistas como a Dra. María Cruz Molina, de Barcelona/Espanha; Marianela del Pilar Ferreira e Dra. Sylvia Riquelme, do Chile; Arlette Fernández Castillo, do Peru; Tamara Cristina Espinosa Guzmán, do Equador e Martha Arrieta, do México foram brilhantes em suas exposições sobre os avanços e desafios que a Escolarização Hospitalar e Domiciliar enfrentam. Jesús Alfredo Jiménez Barros, do Panamá, que é Coordenador Técnico do Parlamento Latino-Americano e do Caribe (PARLATINO - com Sede Permanente no Panamá), Diretor Executivo do Plano de Educação para o Desenvolvimento e Integração da América Latina (PARLATINO-UNESCO) e Coordenador do PARLATINO da Iniciativa Multilateral de Educação para o Desenvolvimento Humano (IMEDH), composto por PARLATINO, UNESCO, EDUCA VIRTUAL, OEA e UDUAL também esteve presente e valorizou as iniciativas implementadas e divulgadas no evento.

 

 

Para as participantes que representaram o Estado do Paraná e o município de Campo Largo estar nesse evento foi de extrema importância para que o processo de ensino e aprendizagem implementado na Escolarização Hospitalar a nível de estado e município fosse divulgado e para fortalecer os vínculos com professores de outros países a fim de que ocorra uma saudável troca de experiências.

 

 

Vale lembrar que as campo-larguenses Regina Fialkoski Basso e  Rozeli Pissaia Gabardo Pereira, que atuam no SAREH do Hospital Infantil Waldemar Monastier, lançaram recentemente o livro Escolarização Hospitalar: Um espaço desafiador, junto com outras três campo-larguenses: Adriana Pissaia Boarão, Doraci Merchiori de Castro e Gislaine Rossato Barutti.

 

 

 

Notícias na mesma categoria

Recesso Escolar na Rede Municipal de Ensino e CMEI's será de 20 a 27 de julho
Alunos das escolas Pedro Kaminski e José Alexandre Sávio fazem visita à Prefeitura de Campo Largo
Educação reúne APMFs e Conselho Escolar de escolas municipais e CMEIs
Em razão do jogo da Seleção Brasileira escolas não funcionam nesta sexta-feira
Solenidade na Escola Padre Anchieta marca final da entrega de uniformes e japonas