Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Campo Largo é representado em Congresso na Colômbia

Confira!

Publicada em: 17/10/2017 às 14:13

Nos dias 28 e 29 de setembro aconteceu em Bogotá, na Colômbia, o 3º Congresso Internacional de Pedagogia Hospitalar, do qual participaram 4 professoras paranaenses e uma médica: Thais Gama da Silva – técnica do Departamento de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação do Paraná, Regina Fialkoski Basso – professora de Ciências Humanas do SAREH do Hospital Infantil Waldemar Monastier, Rozeli Pissaia Gabardo Pereira – Pedagoga do SAREH do Hospital Infantil Waldemar Monastier, Itamara Peters – Professora de Linguagens do SAREH do Hospital Pequeno Príncipe e Denise Gabardo Pereira – Médica do Centro Médico de Campo Largo e da UPA da Lapa.

 

 

 

O evento aconteceu no Hospital Militar de Bogotá, Auditório Jorge Esguerra López e abordou as práticas pedagógicas no âmbito da escolarização hospitalar e domiciliar em países como Chile, Argentina, Equador, Espanha, Peru, México e Colômbia. A flexibilização curricular foi tema constante em todas as palestras e relatos, possibilitando assim a troca de experiências e agregando-se ferramentas que levem o aluno a aprender.

 

 

 

A equipe, formada por profissionais de Campo Largo, apresentou três trabalhos: “Processo de Ensino e Aprendizagem com os alunos que têm AVE”, “Alunos da Saúde Mental em Hospital Geral: processo de ensino e aprendizagem” e “Os processos de letramento na Educação Hospitalar do Paraná – Brasil”. Desta forma, o Estado do Paraná pode divulgar o trabalho realizado, trocando experiências com os demais países e conhecer práticas inovadoras na área, que certamente auxiliarão no trabalho realizado nas classes hospitalares do Paraná.

 

 

 

Conferencistas como a Dra. María Cruz Molina, de Barcelona/Espanha; Marianela del Pilar Ferreira e Dra. Sylvia Riquelme, do Chile; Arlette Fernández Castillo, do Peru; Tamara Cristina Espinosa Guzmán, do Equador e Martha Arrieta, do México foram brilhantes em suas exposições sobre os avanços e desafios que a Escolarização Hospitalar e Domiciliar enfrentam. Jesús Alfredo Jiménez Barros, do Panamá, que é Coordenador Técnico do Parlamento Latino-Americano e do Caribe (PARLATINO - com Sede Permanente no Panamá), Diretor Executivo do Plano de Educação para o Desenvolvimento e Integração da América Latina (PARLATINO-UNESCO) e Coordenador do PARLATINO da Iniciativa Multilateral de Educação para o Desenvolvimento Humano (IMEDH), composto por PARLATINO, UNESCO, EDUCA VIRTUAL, OEA e UDUAL também esteve presente e valorizou as iniciativas implementadas e divulgadas no evento.

 

 

Para as participantes que representaram o Estado do Paraná e o município de Campo Largo estar nesse evento foi de extrema importância para que o processo de ensino e aprendizagem implementado na Escolarização Hospitalar a nível de estado e município fosse divulgado e para fortalecer os vínculos com professores de outros países a fim de que ocorra uma saudável troca de experiências.

 

 

Vale lembrar que as campo-larguenses Regina Fialkoski Basso e  Rozeli Pissaia Gabardo Pereira, que atuam no SAREH do Hospital Infantil Waldemar Monastier, lançaram recentemente o livro Escolarização Hospitalar: Um espaço desafiador, junto com outras três campo-larguenses: Adriana Pissaia Boarão, Doraci Merchiori de Castro e Gislaine Rossato Barutti.

 

 

 

Notícias na mesma categoria

Campeonato de Rugby reúne alunos da Rede Municipal de Ensino na Vila Olímpica
Parceria com Rotary Clube de Campo Largo continua beneficiando alunos da Rede Municipal de Ensino
Merendeiras de Escolas e CMEIs participam de formação sobre manipulação de alimentos
Grande evento marca a formatura dos cursos técnicos do Instituto Federal do Paraná em parceria com a Prefeitura de Campo Largo
Abertura dos Jogos Escolares do Campo encanta com apresentações e confraternização de atletas