Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Ações do Outubro Rosa continuam nas unidades de saúde

Confira!

Publicada em: 17/10/2017 às 14:28

Na semana passada, no dia 09 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a programação dos mutirões de coleta de citopatológico de colo uterino (preventivo), na unidade de saúde do Rivabem. A ação aconteceu em horário estendido, entre as 17 horas e 21 horas, favorecendo a participação das mulheres que trabalham durante o dia. A enfermeira Giana Sovinski realizou atendimentos em saúde da mulher com coleta de 30 preventivos.

 

 

 

As ações relacionadas ao Outubro Rosa continuaram no dia 10 de outubro, nas unidades básicas de saúde do Rondinha e Vila Glória.

 

Na unidade do Vila Glória durante a manhã o fisioterapeuta Thyago Grossl realizou exercícios de interação e alongamento com os pacientes que aguardavam consulta e a população feminina da equipe. No período da tarde a psicóloga Mariane Louise Bonato e terapeuta ocupacional Letícia Reinhardt realizaram grupo de orientação para as mulheres enfatizando a importância do autocuidado e envolvendo a saúde mental, devido ao dia mundial alusiva a este tema.

 

 

 

A equipe da estratégia de saúde da família da unidade (enfermeiras Priscila dos Santos e Daiana de Paula, Técnicos de enfermagem Rosicléia de Morais e Maria José da Silva Alves e os médicos Leandro Weber e João da Silva Felix, e o dentista Felipe Gabardo Alves e Vangela Turski) também participou orientando sobre os mitos e verdades sobre a coleta do citopatológico de colo uterino (preventivo) e mamografia. Após as orientações foi realizado atendimento e coleta deste exame para as mulheres envolvidas na ação.

 

 

Na unidade de saúde do Rondinha a psicóloga Maria Paula Moraes Lellis realizou grupo com as mulheres a partir da visualização mental sobre a autopercepção enfatizando autoestima e autocuidado e exercícios de alongamento. A técnica de enfermagem Ana Carolina Gonçalves abordou sobre a importância do autoexame das mamas, incentivo a coleta do exame de preventivo e rotina da unidade.

Notícias na mesma categoria

Secretaria da Saúde recebe novo veículo para Vigilância Sanitária
Outubro Rosa termina com promessa de continuar o ano todo
Unidades de Saúde intensificam programação do Outubro Rosa
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher incentiva à conscientização das mulheres sobre sua saúde por meio do Outubro Rosa
Campo Largo inaugura sua Unidade da Mulher e da Criança