Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Campo Largo conquista Prêmio e Selo ODS/SESI em Sustentabilidade

Confira!

Publicada em: 19/10/2017 às 15:30

Campo Largo acaba de receber o reconhecimento de suas práticas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e seu papel como articulador do crescimento sustentável do Paraná. O Prêmio ODS foi outorgado na última terça-feira (17), em Curitiba, e entregue pelo secretário Eduardo Fernandes, do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, nesta quinta-feira (19), ao prefeito Marcelo Puppi, em solenidade no gabinete do Governo Municipal, com a presença dos prefeitos Luiz Costa, de Balsa Nova e Carlos Eugênio Stabach, de Contenda.

 

 

 

Junto com o Prêmio, Campo Largo recebeu também o Selo ODS/Sesi, o que garante ao Município utilizar, em todos os seus programas e publicações, a distinção. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

 

 

Campo Largo se destacou pelo trabalho que vem realizando no tratamento de resíduos, através do projeto Elos da Sustentabilidade, desenvolvido em apoio aos catadores de materiais recicláveis, com o objetivo da inclusão social. Os resíduos recicláveis que antes eram enviados diretamente ao aterro sanitário, passaram a ser destinados aos catadores, através das associações de reciclagem. O projeto já havia recebido o Prêmio Estadual Gestor Público Paraná e dois nacionais, o Prêmio Caixa de Melhores Práticas e III Prêmio Pró - Catador da Presidência da República. Agora, ao receber o prêmio da ONU, o projeto se credencia a participar do Prêmio Internacional, que será realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

 

 Crédito: Luiz Felipe

 

O trabalho campo-larguense tem a coordenação da bióloga Walquiria Menna Brusamolin Santos, secretária executiva do Grupo R - 20 do Paraná e conta com o apoio das secretarias municipais e estaduais, além de outras entidades parceiras. Quatro associações integram o projeto : Associação Amigos da Reciclagem - ASSUR, criada em 2007, Associação de Reciclagem Campolarguense - ARC, criada em 2013, Associação de Reciclagem Lutar e Vencer - ARL, criada em 2014, e Associação de Reciclagem Amigas do Meio Ambiente - ARAMA, criada em 2014.

 

 

 

ONU

Na agenda da ONU estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros. Das 17 metas, Campo Largo concorreu em seis, sagrando-se campeã com o trabalho dos recicláveis.

 

Ainda de Campo Largo, concorreram como finalistas os trabalhos de três escolas municipais, a Escola Municipal do Campo, Professora Doraci Machado, com o projeto Hortas Educativas; a Escola Municipal Augusto Pires de Paula, com o projeto Jornal Falado e o CMEI Victor de Almeida Barbosa, como projeto de Educação Musical. As três escolas receberam destaque pelos projetos desenvolvidos. A secretária Municipal de Educação, Dorotéa Stoco, elogiou o trabalho desenvolvido pelas escolas e adiantou que elas são exemplo para toda a Rede Municipal de Ensino do Município.

 

O prefeito Marcelo Puppi, ao receber o prêmio e o Selo, disse estar orgulhoso pelo trabalho desenvolvido pelo Município, destacando a dedicação da bióloga Walquiria Menna Brusamolin Santos, que coordena o projeto. Agradeceu ao secretário Eduardo Fernandes e disse que o prêmio não é para o prefeito, mas para o Município, e fez votos pela conquista do prêmio em nível mundial, em Dubai.

 

 

 

 

Notícias na mesma categoria

Elos da Sustentabilidade beneficia catadores campo-larguenses e se torna exemplo de gestão de resíduos sólidos
COMUNICADO IMPORTANTE: Coleta de Lixo
Técnicos da Prefeitura participam de capacitação sobre passivos ambientais
Dia da Árvore é lembrado com plantio de mudas em Campo Largo
Campo Largo sedia 3ª reunião do Comitê Técnico do InPAR