Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Merendeiras de Escolas e CMEIs participam de formação sobre manipulação de alimentos

Confira!

Publicada em: 10/11/2017 às 15:16

A Divisão de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação e Esporte – SMEE, promoveu na quarta-feira, dia 08, um evento de formação a todas as merendeiras das escolas e CMEIs do município. Além das merendeiras, participaram também alguns feirantes do município, sob coordenação da nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Viviane Janz Moretti.

 

Foram realizados dois encontros, sendo um pela manhã e outro à tarde, com apresentação dedicada às merendeiras com tema central: “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”, promovida pelos estudantes de nutrição, Priscila de Melo e Ricardo Querino de Jesus, sob orientação da nutricionista responsável técnica pela alimentação escolar do município, Paula Piekarski Barchik.

 

Segundo a nutricionista Paula, o tema abordado é “fundamental para a elaboração de refeições adequadas e isentas de contaminantes. É um tema trabalhado anualmente com todas as manipuladoras de alimentos, mas que deve ser sempre reforçado para garantir a produção de um alimento seguro aos alunos da rede”.

 

Após a apresentação, que contou com a participação das merendeiras relatando das suas atividades cotidianas e tirando suas dúvidas, a Secretária Adjunta de Educação e Esporte, Bernadeth Cequinel, agradeceu ao trabalho intenso de toda a equipe da Divisão de Alimentação Escolar e principalmente à dedicação de todas as merendeiras no preparo de alimentos aos alunos, pois segundo ela, “quando um aluno ou seus pais elogiam a qualidade das refeições na escola, a gente sabe que é devido ao melhor tempero que é utilizado na cozinha: o amor”.

 

 

 

No período da tarde, a Secretária Municipal de Educação e Esporte, Dorotéa Merchiori Stoco, destacou a importância do trabalho das merendeiras. “Tudo o que fazemos é educação, todo exemplo, todo bom comportamento serve como base na formação das nossas crianças”, afirma.

 

Em comemoração ao dia da merendeira, que aconteceu no dia 30 de outubro foi realizada uma apresentação musical com o Pr. Ruben Tozetti, cantando “É preciso saber viver” dos Titãs, refletindo sobre o poder de escolha que todos têm diariamente, conforme a letra da canção, que diz “Se o bem ou mal existem, você pode escolher. É preciso saber viver!”.

 

 

 

O evento seguiu com sorteio de brindes e com a entrega de cartas de homenagem realizadas pelas escolas e CMEI's às suas merendeiras, reconhecendo o bom trabalho por elas realizado, seguido de um café de confraternização a todos os participantes.

 

 

 

Segundo a merendeira Eli do Rocio Costa Chiló, que está há 7 anos no CMEI Criança Esperança, sempre há algo a aprender, mesmo apesar de ter tempo de experiência e atuação na cozinha.

 

 

 

A merendeira Edineia Cunico, que atua há 6 anos na Escola Municipal Anchieta achou o curso maravilhoso. “Até coloquei no facebook agradecendo”, disse ela afirmando que sempre é necessário rever certos aprendizados, desde a higiene, o cuidado com o armazenamento e preparo dos alimentos, porque, dessa maneira, toda a equipe da cozinha fica ciente dos procedimentos que devem ser tomados. Sobre a homenagem realizada, disse que ficou emocionada. “Faz toda a diferença quando reconhecem o nosso trabalho. Existem coisas que dependem de dinheiro, mas o que vocês fizeram para nós não tem preço. Eu realmente tenho orgulho do que faço”, destacou.

 

A Divisão de Alimentação Escolar parabeniza a todos pela realização do evento e aos profissionais envolvidos na alimentação das crianças do município. Segundo o Chefe da divisão, Elio Alves da Silva Junior, isso tudo é fruto do empenho diário na busca de uma alimentação cada vez mais saudável e de qualidade.

 

 

Notícias na mesma categoria

Campeonato de Rugby reúne alunos da Rede Municipal de Ensino na Vila Olímpica
Parceria com Rotary Clube de Campo Largo continua beneficiando alunos da Rede Municipal de Ensino
Merendeiras de Escolas e CMEIs participam de formação sobre manipulação de alimentos
Grande evento marca a formatura dos cursos técnicos do Instituto Federal do Paraná em parceria com a Prefeitura de Campo Largo
Abertura dos Jogos Escolares do Campo encanta com apresentações e confraternização de atletas