Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Campeonato de Rugby reúne alunos da Rede Municipal de Ensino na Vila Olímpica

Praticado pela primeira vez nas escolas municipais de Campo Largo, modalidade chamou a atenção das crianças e deve ter continuidade no próximo ano.

Publicada em: 14/11/2017 às 16:46

Nesta terça-feira, dia 14, alunos de nove escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Largo se reuniram na Vila Olímpica Antonio Lacerda Braga para participar de um Campeonato de Rugby. A modalidade está sendo praticada pela primeira vez nas escolas municipais, mas já desperta o gosto das crianças, que são unânimes em dizer que “é muito legal praticar rugby”.

 

 

O campeonato foi aberto para a participação de todas as escolas da rede, mas apenas 9 se inscreveram, com 11 equipes participando da competição. O resultado foi comemorado por todas, pois nesta primeira edição todos os participantes receberam medalhas pelo seu empenho e dedicação. Além dos alunos, os professores também se mostraram comprometidos com a prática desse esporte, do qual todas as crianças e adultos podem participar.

 

 

 

A professora Andressa da Silva, da Escola Municipal Alméde Baridotti Galdino, conta que esse esporte pode ser praticado até mesmo pelos alunos de inclusão, pois depende apenas do entendimento do esporte e do empenho de cada um. “O Rugby mudou a vida do aluno Diogo Pereira da Silva, que é de inclusão. Hoje ele está mais socializado e os colegas o incentivam a praticar o rugby. “Nossa!!! O rugby mudou completamente a vida do Diogo. Ele sempre foi um aluno com muitas dificuldades de aprendizagem, mas os colegas o incentivaram a praticar o Rugby e todos queriam ele no time, porque ele é o melhor”, salienta a professora.

 

 

Segundo a Coordenadora de Educação Física da SMEE, Luiza Nieduziak, essa modalidade é muito interessante e importantes para as crianças, pois a prática de novas modalidades dentro da Educação Física as motiva a continuar praticando algum esporte e aumentar sua qualidade de vida. “Esse é o primeiro ano que incluímos o Rugby como modalidade esportiva dentro da disciplina de Educação Física nas escolas municipais, mas o empenho e a dedicação, tanto de alunos como de professores, nos motiva a dar continuidade a esse projeto de parceria com a CCR Rodonorte junto com a Secretaria Adjunta de Esporte”, comenta.

 

 

Para a Secretária Municipal de Educação e Esporte, Dorotéa Merchiori Stoco, o esporte é uma ótima oportunidade para a melhoria das relações interpessoais das crianças por trabalhar valores significativos no convívio social. “Temos que incentivar tudo que é bom para nossas crianças e o esporte é uma forma de trabalhar o físico e o psicológico aliado à qualidade de vida e melhoria da aprendizagem. As relações interpessoais se for-talecem e o convívio social melhora em todos os sentidos, além é claro da melhoria na aprendizagem e na qualidade de vida de cada um”, afirma.

 

 

 

A modalidade foi trazida para Campo Largo através da parceria que foi reestabelecida com a CCR Rodonorte e os professores passaram por três momentos de capacitação e formação nos meses de junho e agosto. O professor Aurélio Spegel, Técnico da Confederação Brasileira de Rugby esteve no município para um encontro com os professores, quando receberam os kits, sanaram dúvidas sobre a aplicação do esporte com as crianças, trocaram experiências e sentiram na prática o que é “jogar” o rugby.

 

Além de alunos, professores, diretores, pedagogos e equipe da Secretaria Adjunta de Educação, estiveram presentes ao evento, o Secretário Adjunto de Esportes, Maicon Massera; a Secretária Adjunta de Relações Institucionais, Sandra Marcon e o Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Luiz Rossato, que fizeram a entrega das medalhas aos participantes.

 

 

Notícias na mesma categoria

Parceria com Rotary Clube de Campo Largo continua beneficiando alunos da Rede Municipal de Ensino
Merendeiras de Escolas e CMEIs participam de formação sobre manipulação de alimentos
Grande evento marca a formatura dos cursos técnicos do Instituto Federal do Paraná em parceria com a Prefeitura de Campo Largo
Abertura dos Jogos Escolares do Campo encanta com apresentações e confraternização de atletas
UEPG divulga resultado do vestibular dos cursos à distância