Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Atividades celebram a Semana Nacional da Consciência Negra

Com programação especial, ação visa resgatar a cultura negra e aprofundar um debate sobre a questão racial.

Publicada em: 20/11/2017 às 15:14

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado nesta segunda-feira (20), a Prefeitura de Campo Largo, promove uma série de atividades para a Semana Nacional da Consciência Negra. As atividades acontecem entre os dias 16 à 23 de novembro. Ação objetiva resgatar a cultura negra e aprofundar um debate sobre a questão racial.

 

Programação

A programação teve início na quinta-feira (16), às 14h15min, com a abertura da Exposição Coletiva "Arte Contemporânea de Africanidades e Afro-brasileira", que reúne no Prédio da Cidadania, diversos trabalhos desenvolvidos por três artistas: Ariane Bianco, Walkyria Novais e Marcelo Fedalto Ateliê. A mostra é uma promoção da Secretaria Adjunta da Cultura em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Étnico Racial de Campo Largo (COMPER) e segue até o dia 16 de dezembro. Quem quiser conferir de perto os trabalhos dos artistas campo-larguenses, poderá visitar o espaço de segunda à sexta-feira, das 8 horas às 11h30min e das 13 horas às 17 horas. O serviço é gratuito. O Prédio da Cidadania fica localizado na Rua Centenário, 2245 – Centro – ao lado da Escola Municipal Reino da Loucinha. Para maiores informações, entrar em contato no telefone (41) 3393-1715.

 

As atividades continuaram na sexta-feira (17), às 14 horas, no Centro da Juventude, com a Palestra “Brasilidade”, comandada pelo Conselho Municipal de Políticas Étnico Racial de Campo Largo (COMPER).

 

No sábado (18), a comunidade Quilombola Palmital dos Pretos, localizada no interior do município, sedia uma feijoada. Para este evento, haverá condução gratuita, saindo às 9 horas, próximo à Igreja Matriz, com retorno previsto às 15 horas. Os interessados em participar do evento precisam confirmar presença até a tarde desta sexta-feira (17), através do e-mail compercampolargo@gmail.com ou do telefone (41) 99984-5521, com Alexandre Cezar.

 

No domingo (19), data também prevista na programação, sugere-se que os tempos religiosos do município realizem culto ecumênico. O Dia da Consciência Negra, comemorado na segunda-feira (20), contará com uma celebração especial, em homenagem a Zumbi dos Palmares. A solenidade acontece na Sessão Plenária da Câmara Municipal, das 15 horas às 16h45min.

 

Na terça-feira (21), os agentes do judiciário e da promotoria Municipal participam de um ciclo de diálogos, com vistas para o combate ao racismo institucional. Ação acontece às 10 horas, no Fórum Municipal.

 

A escola Estadual Alexandre Sávio, recebe na quarta-feira (22), das 10 horas às 15h30min, a palestra “Desconstruindo o Racismo Instrucional”, direcionada aos alunos do ensino fundamental – do 6º ao 9º e ensino médio, além de professores e comunidade em geral.  

 

O encerramento da Semana Afro-brasileira acontece na quinta-feira (23), às 11 horas, com reunião aberta do Conselho Municipal de Políticas Étnico Racial de Campo Largo (COMPER). Ação acontece na Escola Estadual São Pedro, na região de São Silvestre, com apresentação cultural do Grupo Acapras – comandada pelo professor Chumbinho. Evento segue aberto à comunidade local.

Notícias na mesma categoria

Abertura do Natal Luz de Campo Largo foi sucesso de público e alegria
Prefeitura convoca 642 contribuintes para atualização cadastral de imóveis
Campo Largo e Curitiba vão compartilhar Armazém da Família
Depois de mais de três anos Campo Largo volta a ter certidão do TCE
Abertura oficial do Natal Luz terá show e desfile na Rua XV