Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Alunos da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino participam de Projeto sobre Meio Ambiente

Confira!

Publicada em: 05/12/2017 às 14:49

A professora Eloiza Marilu Verner, da Educação de Jovens e Adultos, que funciona na Escola Municipal Vereador José Andreassa, do Cercadinho, desenvolveu com seus alunos um projeto Ambiental, despertando neles valores, ideias de preservação e senso de responsabilidade, vendo-se como agentes dessa salva guarda.

 

Utilizou em suas aulas textos informativos, com manchetes sobre catástrofes que estão ocorrendo no Planeta Terra; atividades concretas de Inclusão dos espaços; leitura da Lei Municipal nº 2421/2012, que altera a organização dos bairros de Campo Largo; informações da poluição da água, do solo e do ar; oralidade com a leitura da fábula: Uma ratoeira na fazenda e produção de texto coletiva sobre formas de preservação.

 

 

Na tarde do dia 02 de novembro, a professora Eloiza e os alunos se deslocaram até a localidade do Caratuva e observaram os problemas ambientais existentes naquela região, bem como os rios Verde e Rondinha. Ali foram abordados assuntos como a importância da mata ciliar, o desmatamento, a questão do lixo nas ruas e rios e características da água. Aproveitaram a oportunidade para plantar no local mudas de Araucárias e assim auxiliar na recuperação da mata ciliar.

 

 

De acordo com a professora, vivemos uma época em que a sociedade do século XXI promove a educação ambiental como uma das temáticas relevantes para o futuro. “Se torna imprescindível que essa educação seja realizada tanto na escola como em outros locais, mas sem dúvida a escola é um espaço privilegiado para promover essa educação e proporciona a integração no convívio social e o pleno desenvolvimento do aluno de forma integral, sendo essa uma das suas principais finalidades”, salienta a professora Marilu.

Ainda segundo ela, os educadores da EJA “devem contribuir no desenvolvimento de uma consciência crítica nos alunos, tornando-os conscientes do seu papel como cidadãos voltados para uma valorização ambiental, levando-os a refletir sobre a importância de atitudes de preservação do meio ambiente para que futuras gerações não venham a sofrer com a destruição ambiental”.

 

Para a professora Marise Grossman Crovador, Coordenadora da EJA na Secretaria Municipal de Educação e Esporte, esses momentos são muito importantes para os alunos, pois estão colocando em prática aquilo que adquirem em sala de aula. Em sua fala ela cita Paulo Freire que já dizia: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. 

 

 

Notícias na mesma categoria

Jogos Paradesportivos são realizados com muita dedicação e emoção pelos alunos do Município
Exposição em comemoração ao Dia da Consciência Negra segue até o dia 15
Projeto incentiva literatura em Campo Largo
Encerramento dos Jogos da Escolas Municipais aconteceu nesta segunda-feira (04)
Obras de artes mais que especiais estarão expostas até amanhã (06), no Prédio da Cidadania.