Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Saúde realiza ações em alusão ao Dia "D" no controle das arboviroses

As atividades desenvolvidas têm como objetivo envolver a comunidade no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Febre Chikungunya.

Publicada em: 13/12/2017 às 16:40

Trabalhar a prevenção e o controle das arboviroses, doenças transmitidas por insetos, como a dengue, febre chikungunya e zika vírus, é um dos objetivos da Secretaria de Saúde, que promoveu, nos últimos dias, diversas ações de mobilização social. As atividades, promovidas por meio da Divisão de Vigilância Ambiental, visam envolver a comunidade no combate ao mosquito Aedes aegypti. 

 

O “Dia D" de combate ao mosquito teve início no dia 03 de dezembro, com a distribuição de materiais educativos no evento "Tarde da Família". A ação, realizada no Parque Newton Puppi, envolveu adultos e crianças. Durante o evento, as Agentes da Vigilância Ambiental destacaram a importância dos cuidados preventivos, principalmente com a chega do verão e das chuvas,  época em que o risco de contágio da dengue aumenta. Também foi abordado os temas das campanhas “Cuide do seu Animalzinho” e “Amar é cuidar do seu animal”. Distribuição de ioiôs, “Lixo Car”, “agarradinhos” e a Exposição de Animais Peçonhentos complementaram o objetivo da ação.

 

No dia 08 de dezembro, data em que marca o dia Nacional de Controle das Arboviroses, a equipe do departamento de Vigilância Ambiental de Campo largo, participou de uma videoconferência na 2º Regional de Saúde, em Curitiba. Na ocasião, foi debatido a importância de controlar a proliferação das arboviroses, uma vez que o Aedes aegypti se reproduz até mesmo em fossa séptica.

 

Dentre os trabalhos já programadas, houve ainda, atividades envolvendo os alunos dos 4º anos da Escola Municipal Carlos Drumond de Andrade. Através do tema “Mosquito presente em sala” foi possível esclarecer algumas duvidas dos estudantes e reforçar, a necessidade do assunto ser discutido dentro de casa, com a família.

 

 

O dia “D” terminou no centro da cidade, com uma ação de orientação e conscientização junto à comunidade. Foram abordadas pessoas que passavam pelo calcadão da XV, feiras e comércio local. Além disso, condutores e passageiros receberam material educativo e “Lixo Car”, com informações sobre a sobre Dengue, Zika e Chikingunya; Ratos Incidência, Controle e Prevenção da Leptospirose, Peste Bulbonica e Hantavirose e Cuidados contra o escorpião.

 

 

 

 

 

Notícias na mesma categoria

Nota de Esclarecimento
NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O DESCREDENCIAMENTO DE UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO
Expresso Saúde estará nesta quinta feira dia 12 de julho de 2018
Rampa de Acesso da Pediatria do Centro Médico Hospitalar passa por reforma
Secretaria de Saúde não confirma morte de estudante por A H1N1