Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Prefeitura assina convênio com associação de reciclagem para destinação dos resíduos da construção civil

Confira!

Publicada em: 22/12/2017 às 17:38

Na manhã desta sexta-feira (22) o prefeito Marcelo Puppi assinou convênio com a Associação da Reciclagem Sustentável e Ecodescarte de Resíduos da Construção Civil (ARSEDCC), para a correta destinação e solução sustentável aos resíduos oriundos das obras de construção civil e de demolição.

 

Além do prefeito, participaram do ato o vice-prefeito Maurício Rivabem, o vereador Airton Roberto Vaz da Silva (Betinho), o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente Eduardo Cogo Fernandes, o presidente da ARSEDCC - Ilário Jenichen e representantes de empresas de transportes de resíduos. Técnicos da Secretaria já haviam se reunido anteriormente com os caçambeiros, criado um grupo de trabalho buscando solução para o descarte irregular de resíduos e incentivado a criação da associação, bem como de uma UPL (Unidade de Processamento Licenciada) para servir de ATT (Área de Transbordo e Triagem de Resíduos da Construção Civil).

 

 

 

Problema ambiental

Os resíduos de construção civil (RCC) são um problema ambiental grave na maioria dos municípios, devido aos descartes irregulares em fundos de vale, vias públicas e corpos hídricos. Diante dessa problemática, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA) criou um Grupo de Trabalho para propor em conjunto com os diferentes setores da sociedade civil, diretrizes para gestão do RCC, propiciando benefícios sociais, econômicos e ambientais.

 

 

Conama

Independente da nomenclatura adotada, o conceito de resíduos da construção civil é o mesmo conforme o Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA – Resolução 307: os provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica etc., comumente chamados de entulhos de obras, caliça ou metralha.

 

Notícias na mesma categoria

AVISO DE CONSULTA E AUDIÊNCIA PÚBLICA
Campo Largo conquista prêmio nacional com projeto Elos da Sustentabilidade
Prefeitura inicia a coleta de lixo nas comunidades do Interior
Coleta de lixo se estende por todo o interior do Município
Campo Largo é representado na 5ª edição do Benchmarking Internacional Resíduos Sólidos Portugal