Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Ministro visita Campo Largo e confirma atenção à saúde básica, média e de alta complexidade

Vice-governadora afirma que Campo Largo é exemplo em referência regional na área médica

Publicada em: 19/03/2018 às 16:28

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, em visita a Campo Largo na manhã desta segunda-feira (19), fez uma prestação de contas dos recursos destinados à Região Metropolitana de Curitiba, e do Paraná como um todo, no período em que esteve à frente do Ministério. Ele deixa o Ministério no dia sete de abril e volta para a Câmara, reassumindo o mandato de deputado Federal. Especialmente para Campo Largo, o ministro relatou investimentos da ordem aproximada de 40 milhões nesse período, para atenção básica, média e alta complexidade.

A recepção ao ministro, realizada na Câmara Municipal, contou com a presença da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, do prefeito Marcelo Puppi, de Campo Largo, e Rafael Greca, de Curitiba, que estava de aniversário, e por isso foi homenageado, prefeito de Balsa Nova, em exercício, Marcos Durau, além dos deputados federais Luciano Ducci e Osmar Bertoldi e do deputado estadual Pedro Lupion. Também prestigiaram o encontro o doutor Luis Ernesto Wendler, diretor do Hospital do Rocio, Volnei Guareschi, do Hospital São Lucas, vereadores e população campo-larguense.

 

Recursos

Falaram inicialmente o presidente da Câmara Municipal, Bento Vidal, e o diretor do Hospital do Rocio, Doutor Luis Ernesto Wendler. Em seguida, o ministro fez uma apresentação detalhada dos recursos destinados à Região Metropolitana de Curitiba, destacando o aporte para média e alta complexidade, como a liberação de leitos no Hospital do Rocio, cerca de R$ 12 milhões, mais recursos para Traumatologia, no montante de R$ 9 milhões - Hospital São Lucas e Hospital Waldemar Monastier. Ele lembrou que realizou um grande esforço de economia, para poder investir mais na Saúde da população, e garantiu que uma das suas lutas foi contra os processos judiciais para garantir medicamentos caríssimos, para poucos, adiantando que existia uma espécie de indústria de liminares, que foi duramente combatida na sua gestão.

O prefeito Marcelo Puppi, em seu pronunciamento, agradeceu o apoio do ministro a Campo Largo, contando detalhes das lutas do município, com a participação do ministro, em Brasília, não apenas na área de Saúde, mas até na luta pela liberação das 416 casas populares que serão construídas pela Cohapar. Lembrou o prefeito, que graças ao apoio do ministro, Campo Largo tem, hoje, todas as suas 18 unidades básicas de Saúde, habilitadas de acordo com o APSUS, oito das quais já com Selo Bronze.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, também agradeceu a amizade e o carinho do ministro, para com Curitiba e todo o Paraná, com investimentos importantes, na liberação de leitos e na renovação de todos os equipamentos de Saúde Pública do Município, e dos investimentos nas áreas de média e alta complexidade.

Os deputados Luciano Ducci e Osmar Bertoldi também agradeceram o comprometimento do ministro para com a região e com todo o Paraná, com a liberação das emendas parlamentares, recursos importantes para os municípios.

A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, esposa do ministro, disse que Ricardo Barros sai do Ministério no dia sete de abril e assume, no mesmo dia, a presidência da Comissão de Orçamento da Câmara Federal, que vai analisar e fiscalizar a aplicação do Orçamento do Governo Federal.

O casal (ministro e a esposa vice-governadora) também foram homenageados pela Indústria de Campo Largo, com um lindo vaso de porcelana, da Germer, entregue pelo prefeito Marcelo Puppi e pelo Conselho Municipal de Saúde de Campo Largo, cujo presidente Nilson Pereira entregou um diploma de agradecimento pelo trabalho do ministro.

Notícias na mesma categoria

Campo Largo formaliza com universidades contratos Organizativos de Ação Pública Ensino/Saúde
Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo será realizada em Agosto
Nota de Esclarecimento
NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O DESCREDENCIAMENTO DE UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO
Expresso Saúde estará nesta quinta feira dia 12 de julho de 2018