Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Comitê de Resiliência Municipal começa a realizar o diagnóstico de Campo Largo para prevenção e resistência a desastres

Órgão Municipal é colegiado de deliberação e participa da Campanha Mundial "Construindo Cidades Resilientes", da Organização das Nações Unidas – ONU

Publicada em: 10/04/2018 às 16:24

Na manhã desta terça-feira (10), o Comitê de Resiliência de Campo Largo participou da reunião junto ao Comitê Estadual de Resiliência, para iniciar o processo de diagnóstico da cidade sobre a sua capacidade de Resiliência. A finalidade do encontro foi captar informações sobre como o município se encontra neste momento, quais as alternativas para a eventualidade de um desastre. Campo Largo foi escolhida para se tornar Cidade Modelo de Resiliência do País.

Com a presença do major Eduardo Pinheiro, chefe do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres - CEPED/PR, membros do Comitê de Resiliência de Campo Largo receberam informações dos pesquisadores do CEPED e da UFPR, para que preencham os documentos que mostrarão a situação atual do Município, e quais as perspectivas de mudanças para o enfrentamento de adversidades na área da Defesa Civil e preparar a população para que ela tenha, sempre, em mente, a necessidade de preparar para não se tornar vítima durante um evento climático severo.

Ressalta-se, entre os membros do Comitê Cidade Resiliente, a preocupação sobre a política pública ligada à área, buscando preparar o município para resistir aos desastres e para que a população possa trabalhar coletivamente para se antecipar e evitar que os mesmos aconteçam.

Os pontos chaves a alcançar serão o planejamento urbano, mobilidade e infraestrutura - não somente pensando no setor público, mas também no setor privado. Discutiu-se a possibilidade de inclusão entre os membros do Comitê Municipal, empresários e representantes de grandes empresas instaladas no município, com a ressalva de que os funcionários dessas empresas sejam treinados para operar a resiliência comunitária e transgressora.

O foco do Executivo foi iniciado no desenvolvimento urbano, especialmente nas áreas da Educação (escolas) e Saúde (unidades básicas).

Essas estratégias contemplam as ações do Comitê da Cidade Resiliente - CCR, já decretado pelo prefeito, este ano, vinculado diretamente ao Gabinete Municipal de Governo.

O próximo encontro será realizado na sede do Gabinete do Executivo, às 8h, nesta sexta-feira (13).

Notícias na mesma categoria

Comitê de Resiliência de Campo Largo traça diagnóstico do Município
Ministro da Segurança garante apoiar projetos para Campo Largo
Comitê de Resiliência Municipal começa a realizar o diagnóstico de Campo Largo para prevenção e resistência a desastres
Agentes de Trânsito de Campo Largo recebem novos uniformes
Tiro de Guerra de Campo Largo inicia as atividades de 2018