Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Comitê de Resiliência Municipal começa a realizar o diagnóstico de Campo Largo para prevenção e resistência a desastres

Órgão Municipal é colegiado de deliberação e participa da Campanha Mundial "Construindo Cidades Resilientes", da Organização das Nações Unidas – ONU

Publicada em: 10/04/2018 às 16:26

Na manhã desta terça-feira (10), o Comitê de Resiliência de Campo Largo participou da reunião junto ao Comitê Estadual de Resiliência, para iniciar o processo de diagnóstico da cidade sobre a sua capacidade de Resiliência. A finalidade do encontro foi captar informações sobre como o município se encontra neste momento, quais as alternativas para a eventualidade de um desastre. Campo Largo foi escolhida para se tornar Cidade Modelo de Resiliência do País.

Com a presença do major Eduardo Pinheiro, chefe do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres - CEPED/PR, membros do Comitê de Resiliência de Campo Largo receberam informações dos pesquisadores do CEPED e da UFPR, para que preencham os documentos que mostrarão a situação atual do Município, e quais as perspectivas de mudanças para o enfrentamento de adversidades na área da Defesa Civil e preparar a população para que ela tenha, sempre, em mente, a necessidade de preparar para não se tornar vítima durante um evento climático severo.

Ressalta-se, entre os membros do Comitê Cidade Resiliente, a preocupação sobre a política pública ligada à área, buscando preparar o município para resistir aos desastres e para que a população possa trabalhar coletivamente para se antecipar e evitar que os mesmos aconteçam.

Os pontos chaves a alcançar serão o planejamento urbano, mobilidade e infraestrutura - não somente pensando no setor público, mas também no setor privado. Discutiu-se a possibilidade de inclusão entre os membros do Comitê Municipal, empresários e representantes de grandes empresas instaladas no município, com a ressalva de que os funcionários dessas empresas sejam treinados para operar a resiliência comunitária e transgressora.

O foco do Executivo foi iniciado no desenvolvimento urbano, especialmente nas áreas da Educação (escolas) e Saúde (unidades básicas).

Essas estratégias contemplam as ações do Comitê da Cidade Resiliente - CCR, já decretado pelo prefeito, este ano, vinculado diretamente ao Gabinete Municipal de Governo.

O próximo encontro será realizado na sede do Gabinete do Executivo, às 8h, nesta sexta-feira (13).

Notícias na mesma categoria

Comitê de Resiliência de Campo Largo traça diagnóstico do Município
Ministro da Segurança garante apoiar projetos para Campo Largo
Agentes de Trânsito de Campo Largo recebem novos uniformes
Tiro de Guerra de Campo Largo inicia as atividades de 2018
Ladrões arrombam casa do Horto e levam equipamentos públicos