Portal da Prefeitura de Campo Largo.

Guarda Municipal recebe importante investimento em equipamentos menos letal

O Comandante da Guarda Municipal, GM Cordeiro, destaca que este material vem em apoio ao material já existente, o qual dá suporte em diversas atividades realizadas pela corporação

Publicada em: 11/06/2018 às 18:13

A Guarda Municipal de Campo Largo recebeu importante material de apoio para suas atividades policiais. O investimento é de R$ 26.206,63 e contemplou a compra de 2 (duas) Pistolas Spark, mais conhecidas com Dispositivos Neuro-incapacitantes, 35 (trinta e cinco) cartuchos para Pistola Spark, 46 (quarenta e seis) espargidor de espuma de pimenta e 32 (trinta e dois) cartuchos de borracha para espingarda calibre 12.

O Comandante da Guarda Municipal, GM Cordeiro, destaca que este material vem em apoio ao material já existente, o qual dá suporte em diversas atividades realizadas pela corporação como, manifestações hostis, ocorrências envolvendo surto psicótico e/ou pessoas sob efeito de drogas - que precisem ser contidas, entre diversas outras ocorrências. Tal material se faz necessário para o uso progressivo da força onde a Legislação preconiza que todas as instituições de Segurança Pública deverão dispor de equipamentos de intervenção menos letal.

O Comandante lembra que os equipamentos são extremamente necessários para as atividades do dia a dia dos agentes e evita, na maioria das vezes, a necessidade de uso da arma de fogo (letal), a qual é usada em casos extremos ou em situações que os equipamentos menos letais não fornecem margem de segurança para os agentes durante a intervenção. Uma, das várias ocorrências atendidas, onde foi necessário o uso da Pistola Spark, a Guarda Municipal se deslocou em apoio à Polícia Militar de Campo Largo e viaturas do BOPE, quando um rapaz, após empreender fuga com um veículo, parou o mesmo em local ermo, trancando-se dentro desse, e de posse de uma faca de açougueiro ameaçava todos que se aproximavam. Como a GM possuía o Dispositivo Neuro-incapacitante, “Pistola Spark”, a mesma foi acionada vindo a imobilizar o suspeito e realizar sua prisão, sem a necessidade de utilização de meios que causassem maiores danos ou mesmo a necessidade de uso de arma de fogo contra o rapaz.

A Prefeitura de Campo Largo destaca que várias ações e projetos estão em andamento para a reestruturação da corporação como a compra de novas pistolas, reposição de fardamento e locação de viaturas, pensando na segurança dos cidadãos campo-larguenses e dos agentes policiais.

Notícias na mesma categoria

Secretaria Municipal de Ordem Pública convida Major Pinheiro para diálogo com membros do Comitê de Resiliência de Campo Largo
Guarda Municipal recebe importante investimento em equipamentos menos letal
Campo Largo é o primeiro município paranaense a completar a autoavaliação da Resiliência
Campo Largo dá mais um passo para se tornar modelo de cidade resiliente
Comitê de Resiliência realiza reunião com líderes do Executivo